4 anos de ODS: O que fizemos?

A 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece de 17 a 27 de setembro em Nova Iorque, nos Estados Unidos, marca, também, o aniversário de quatro anos do lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento...

A 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece de 17 a 27 de setembro em Nova Iorque, nos Estados Unidos, marca, também, o aniversário de quatro anos do lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda são previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Após quatro anos de atividades envolvendo diferentes setores (setor privado, sociedade civil, governos e academia), ainda estamos longe de atingir as metas e indicadores propostos por essa agenda até 2030. No entanto, coalizões como a Estratégia ODS trabalham para engajar os mais variados públicos, através de uma conscientização em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com o cofinanciamento da União Europeia, temos a missão de capacitar 150 municípios para que insiram os ODS em seus instrumentos de gestão governamental e políticas públicas com foco na redução de desigualdades. Para isso, representantes de governos locais já receberam metodologias exclusivas e treinamentos aplicados por representantes da coalizão. Até o momento, já produzimos o caderno ODS Lab e o livreto chamado “Plano Municipal para Infância e Adolescência – e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Estes são, apenas, alguns dos materiais que serão produzidos ao longo do projeto para auxiliar nas formações.

E nos esforços para que mais municípios assinem o termo de adesão ao projeto, a equipe do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS esteve em diferentes municípios espalhados pelo Brasil. Com isso, já tivemos a adesão de 22 municípios ao projeto. São eles:

Estado do Rio Grande do Norte: Portalegre, Guamaré, Carnaúba dos Dantas, Felipe Guerra, Upanema

Estado de São Paulo: Francisco Morato, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul, Guaratinguetá, Pirassununga, Santana de Parnaíba, Presidente Prudente, Barueri e Atibaia

Estado do Rio de Janeiro: Volta Redonda e Resende

Estado do Ceará: Russas

Estado do Paraná: Cascavel e Campo Largo

Estado da Paraíba: Picuí e São Bento

Estado de Goiás: Itumbiara

Estado da Bahia: Guanambi

Todos esses municípios já recebem o suporte técnico da Estratégia ODS para realizar um trabalho com os ODS nas regiões.

Nós também lançamos um relatório sobre os indicadores da desigualdade no Brasil, que foi apresentado à Secretaria de Estado do Governo (SEGOV) em Nova Iorque, durante a 74ª Assembleia Geral da ONU. A publicação de 40 páginas tem o objetivo de ajudar o país a entender as questões envolvendo desigualdade de uma maneira multidimensional.

Além disso, as organizações integrantes do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS (Fundação Abrinq, Agenda Pública e Frente Nacional de Prefeitos), promoveram e ainda realizarão eventos para conscientizar os públicos-alvo do projeto. A Fundação Abrinq, por exemplo, já realizou duas edições do evento “Conselhos Fortes, Direitos Assegurados – Caminhos para a implementação dos ODS nas cidades”, em Cuiabá-MS e Porto Velho-RO. A Fundação também realiou, no dia 24 de setembro, o Encontro Anual da Rede Nossas Crianças, no qual convidados da sociedade civil, tiveram acesso a um conteúdo voltado para os ODS.

A Frente Nacional de Prefeitos realizará sua Reunião Geral em outubro, na qual prefeitos de diversos municípios brasileiros estarão reunidos e terão acesso a atividades envolvendo o tema. A Agenda Pública é responsável pelo Festival ODS, que acontece em Novembro, e promove a Agenda 2030 para os mais diversos públicos, partindo do princípio que existem soluções viáveis para o mundo complexo que vivemos hoje e que, para atingi-las, é necessário promover o diálogo entre os diferentes setores.

Outra maneira de conscientizar os diferentes públicos-alvo do projeto se dá através da formação à distância. Organizações como a Agenda Pública, a Fundação Abrinq e o GIFE estão produzindo webinars e podcasts destinados ao debate e esclarecimento de dúvidas relacionadas aos ODS.

Estes são apenas alguns dos esforços das organizações do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS para transmitir, a diferentes pessoas no Brasil inteiro, os benefícios e a necessidade de priorizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas políticas públicas, nas administrações empresariais, nas organizações da sociedade civil e no dia a dia de cada um de nós.

Ainda tem muito trabalho a ser feito até 2030!