49% dos brasileiros não sabem o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Você sabe o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Em uma pesquisa exclusiva, nós descobrimos que 49% dos entrevistados não conhecem esse tema tão importante no debate sobre questões como pobreza, fome e...

Percebemos que o conhecimento ainda é restrito a grupos socioeconômicos de escolaridade e renda mais altas. Por isso é tão importante planejar estratégias específicas para promover a mobilização de diferentes grupos para a inclusão e consolidação da agenda ODS no país.

Para transformar esse retrato, precisamos acolher, articular e conectar todas as pontas da sociedade. Quanto mais pessoas têm acesso ao conhecimento, mais gente terá disponibilidade para colaborar. O benefício é de todos, uma vez que múltiplos atores podem contribuir para assegurar os avanços necessários aos desenvolvimento sustentável.

Isso porque apesar da falta de informação a respeito da agenda, a pesquisa também nos mostrou que todos os segmentos populacionais têm uma afinidade com as causas e objetivos promovidos pelos ODS.

Com isso, acreditamos ser fundamental a visibilidade da agenda frente à opinião pública, para que ela se converta em um estímulo concreto a ações de articulação entre várias instâncias e à participação da sociedade como um todo.

Conheça, conecte e transforme!

O que são os ODS?

Lançada em setembro de 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, na Organização das Nações Unidas (ONU), a agenda 2030 é um plano de ações para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, buscando também fortalecer a paz universal com mais liberdade.

Países do mundo inteiro se comprometeram a tomar medidas urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável, cumprindo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — os ODS.

São 169 metas que visam estimular as ações dos países até 2030 em áreas de grande importância: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria. Para saber mais sobre os ODS, acesse o site oficial da ONU neste link.

Metodologia

Para levantar a percepção dos brasileiros sobre os ODS, realizamos 2002 entrevistas em 143 municípios brasileiros, com pessoas de 16 anos ou mais, de 7 a 11 de abril de 2017. A margem de erro é de 2 pontos percentuais sobre o total da amostra.

Realização

Esses são os resultados de uma pesquisa que é o primeiro fruto da parceria entre a Rede Conhecimento Social, o IBOPE Inteligência e a Conhecimento Social — Estratégia e Gestão (consultoria especializada na produção de conhecimento no terceiro setor), que estão juntos para atuar na condução de projetos pesquisa que contribuam para o desenvolvimento do campo social. Esse primeiro estudo, realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem o objetivo de levantar a percepção dos brasileiros sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contratados em 2015 pelos países signatários das Nações Unidas, a chamada Agenda 2030.

 

Fonte: Rede Conhecimento Social