Estratégia ODS é apoiadora institucional da 1ª Mostra GIFE de Inovação Social

Na terça-feira, 10 de setembro, o Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) realizou a abertura de sua 1ª Mostra de Inovação Social. O evento, que aconteceu no Centro Cultural São Paulo e tem o apoio institucional da...

Na terça-feira, 10 de setembro, o Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) realizou a abertura de sua 1ª Mostra de Inovação Social. O evento, que aconteceu no Centro Cultural São Paulo e tem o apoio institucional da Estratégia ODS, reuniu representantes de organizações da sociedade civil, setor privado, poder público e terceiro setor dispostos a conhecer a importância da filantropia e do investimento social privado para a inovação social no Brasil.

A mostra, que acontece de 10 a 17 de setembro, conta com 300 soluções que envolvem inovação social, vindo das mais diversas partes do país. Um dos objetivos é mostrar ao público as principais iniciativas voltadas ao tema, de forma colaborativa, para que a inovação seja interpretada de maneira mais efetiva como ferramenta e solução para problemas sociais da atualidade.

Segundo Neca Setubal, presidente do Conselho de Governança do GIFE, “O Brasil é um país de dimensões continentais. E a gente não se dá conta da quantidade de experiências, iniciativas e ações que acontecem. Primeiramente porque o país é enorme, mas nós também não nos damos conta pois o Brasil é um país muito desigual e que segrega. Devido a isso, nós também não conhecemos experiências que estão aqui em São Paulo, mas fora do centro expandido. Por isso, eu acredito que a mostra torna visível o que é invisível. Ela apresenta essa possibilidade de visibilizar muitos projetos sociais”.

A mostra também tem o objetivo de contribuir com soluções para a Agenda 2030. Erika Sanchez Saez, coordenadora do evento, “a ideia é mostrar como essas iniciativas dialogam com a agenda, o desenvolvimento sustentável e cada um dos ODS. Por isso, todos os projetos expostos aqui, sem exceção, possuem conexão direta com algum dos objetivos e estão, de alguma forma contribuindo com essas metas. Inclusive, quando entramos em contato com os responsáveis, perguntamos quais os objetivos conectados com os projetos. E o legal é que todos eles tinham resposta para isso”. O GIFE também é integrante do comitê gestor da Estratégia ODS.

 

A mostra acontece até o dia 17 de setembro e as atrações são abertas ao público.

1ª Mostra GIFE de Inovação Social

Data: de 10 a 17 de setembro de 2019

Horário: Terça a sexta (10/09 a 13/09), das 10h às 20h; sábado, domingo e terça

(14,15 e 17/09) das 10h às 18h

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro nº 1.000, Paraíso, São Paulo

 

Grátis, aberta ao público

Realização: GIFE

Correalização: Centro Cultural São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Apoio: Itaú Social, Fundação Bradesco, Fundação Lemann, Fundação Tide Setubal, Instituto C&A, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Ford Foundation

Apoio institucional: PNUD, SDG Philanthropy Plataform e Estratégia ODS.

Site: mostra.gife.org.br