Estratégia ODS encaminha criação de instrumento para verificar maturidade dos municípios

Com reunião, Estratégia ODS estrutura processo para identificar melhor maneira de apoiar municípios na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável No dia 18 de junho, Fundação Abrinq, Frente Nacional de Prefeitos...

Com reunião, Estratégia ODS estrutura processo para identificar melhor maneira de apoiar municípios na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No dia 18 de junho, Fundação Abrinq, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces), se encontraram para a terceira reunião do Grupo de Trabalho de Municípios da Estratégia ODS. Na pauta, a discussão sobre a criação de um instrumento para verificar a maturidade institucional dos municípios em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Esse instrumento visa avaliar quais municípios são mais propícios a implementar os ODS e quais precisam de maior suporte da rede. E essa avaliação acontece através da identificação de instrumentos de gestão bem estruturados e de uma governança bem organizada, além do grau de entendimento e conhecimento sobre os ODS. Assim, com a análise realizada, a Estratégia ODS poderá definir qual o nível de apoio adequado para cada município.

As organizações devem, agora, complementar essa ferramenta de análise com informações e conceitos pertinentes às suas áreas de atuação para que a Estratégia ODS possa determinar a melhor atuação na implantação dos objetivos em diferentes regiões.

Outro ponto discutido foi o processo de adesão dos municípios ao projeto, o que incentivou o diálogo sobre os métodos necessários para garantir que a região integrante da rede seja atendida da forma adequada.

Sobre a Rede Estratégia ODS:

A Estratégia ODS é uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, representando a sociedade civil, o setor privado e os governos locais, com o propósito de mobilizar, discutir e propor meios de implementação para os ODS, que contemplem medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem essa agenda. Em 2018, com financiamento da União Europeia, nasceu o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, que visa ampliar os esforços para a disseminação dos ODS. Atualmente, temos como objetivos:

  • Promover avaliações críticas sobre o processo de implementação dos ODS
  • Mobilizar formadores de opinião e atores-chave de organizações e movimentos sociais
  • Articular atores-chave do setor privado para qualificar sua atuação
  • Propor e fomentar políticas públicas indutoras voltadas para governos nacional e subnacionais
  • Incidir sobre a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais
  • Ampliar e qualificar o debate público sobre a implementação dos ODS no Brasil

Acompanhe a Estratégia ODS

Site: https://www.estrategiaods.org.br/estrategia-ods/

FB: https://www.facebook.com/estrategiaods/

Twitter: https://twitter.com/Estrategia_ODS