Francisco Morato realiza oficina com participação da Estratégia ODS

No dia 25 de julho, a Estratégia ODS esteve presente em Francisco Morato - SP, para participar da 2ª Oficina de Localização e Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030, realizada na sede da Univesp. O...

No dia 25 de julho, a Estratégia ODS esteve presente em Francisco Morato – SP, para participar da 2ª Oficina de Localização e Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030, realizada na sede da Univesp.

O evento foi destinado a funcionários da prefeitura do município, e teve, como objetivo, apresentar os ODS e alinhar atividades e estratégias para a inserção dos objetivos no dia a dia de trabalho dos colaboradores. Como forma de engajamento, houve, também, a realização de uma atividade prática envolvendo a sistematização dos ODS na planilha de monitoramento do Programa de Governo.

A prefeita do município, Renata Sene, integrou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sua gestão. A região considera prioridade 7 dos 17 ODS em seus eixos de desenvolvimento. Segundo a prefeita, sua gestão adota os ODS pois são elementos que agregam valor à administração pública, atendendo às principais necessidades da população.

Participaram da ação representantes de cada secretaria municipal e as integrantes da Fundação Abrinq: Maitê Gauto – Líder de Políticas Públicas; Jucilene Leite – Assistente Técnico de Monitoramento e Avaliação do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS e Priscilla Alves – Assistente Técnica do Programa Prefeito Amigo da Criança.

Maitê Gauto, Líder de Políticas Sociais da Fundação Abrinq, falou sobre o desenvolvimento dos ODS no município: “Francisco Morato é um destaque na região em relação ao planejamento e desenvolvimento dos ODS. O engajamento e a liderança são marcas registradas da prefeitura, o que faz toda diferença. Lembrando que é importantíssimo esse apoio e empenho da prefeita Renata Sene, que deixa toda a discussão ainda mais ampla e democrática”.

Sobre a Rede Estratégia ODS:

A Estratégia ODS é uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, representando a sociedade civil, o setor privado e os governos locais, com o propósito de mobilizar, discutir e propor meios de implementação para os ODS, que contemplem medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem essa agenda. Em 2018, com financiamento da União Europeia, nasceu o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, que visa ampliar os esforços para a disseminação dos ODS. Atualmente, temos como objetivos:

  • Promover avaliações críticas sobre o processo de implementação dos ODS
  • Mobilizar formadores de opinião e atores-chave de organizações e movimentos sociais
  • Articular atores-chave do setor privado para qualificar sua atuação
  • Propor e fomentar políticas públicas indutoras voltadas para governos nacional e subnacionais
  • Incidir sobre a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais
  • Ampliar e qualificar o debate público sobre a implementação dos ODS no Brasil

Acompanhe a Estratégia ODS

Site: https://www.estrategiaods.org.br/estrategia-ods/

FB: https://www.facebook.com/estrategiaods/

Twitter: https://twitter.com/Estrategia_ODS