Indicadores: Ferramenta Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma ambiciosa plataforma de metas e compromissos internacionais - uma agenda centrada nas pessoas – que tem como objetivo principal erradicar a pobreza, promover a justiça e a...

Sem título

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma ambiciosa plataforma de metas e compromissos internacionais – uma agenda centrada nas pessoas – que tem como objetivo principal erradicar a pobreza, promover a justiça e a equidade e prevenir os impactos negativos que as mudanças climáticas podem gerar para as pessoas e o planeta.

Sendo uma agenda ambiciosa, a definição dos indicadores é estratégica. O trabalho de discussão e definição dos indicadores de monitoramento dos ODS vem acontecendo desde junho de 2015, já no final das negociações sobre a nova plataforma de objetivos e metas. Os indicadores globais serão o núcleo dos demais conjuntos de indicadores. Indicadores temáticos também estão sendo desenvolvidos em diferentes áreas. Os Estados-membro, posteriormente, desenvolverão os indicadores em nível regional, nacional e subnacional, levando em consideração os contextos locais e nacionais. O Brasil participa das discussões globais por meio de representação do IBGE.

 

Leia mais sobre os ODS e seus indicadores clicando aqui:  Position Paper ODS