Como avançar nos ODS?

O monitoramento das metas e as ações para atingi-las dependem cada vez mais de indicadores desagregados e detalhados por grupos de população e condição de vulnerabilidade (idade, renda, gênero, raça/cor), a fim de reconhecer a...

O monitoramento das metas e as ações para atingi-las dependem cada vez mais de indicadores desagregados e detalhados por grupos de população e condição de vulnerabilidade (idade, renda, gênero, raça/cor), a fim de reconhecer a desigualdade tal como ela se apresenta.

Outro desafio é fomentar políticas públicas nos estados e nos municípios. O processo de municipalização dos ODS permanece tímido, e poucos são os municípios que já compreenderam a importância de associá-los em seus instrumentos de gestão. A maioria das experiências resumiu-se, até então, a iniciativas pontuais em políticas específicas. É preciso avançar e, para isso, o envolvimento de estados e municípios é condição fundamental.

Da mesma forma, é necessário incentivar o papel da sociedade civil. Sem organizações, coletivos e movimentos atuantes no acompanhamento das metas, na proposição de soluções e alternativas, agindo em coordenação com as instâncias de participação e controle social (conselhos, Poder Legislativo, Ministério Público) para cobrar e propor políticas públicas também diminuem as chances de sucesso dessa agenda.

Por outro lado, o setor privado precisa ir além dos projetos isolados, baseados no simples alinhamento com os ODS, e passar a desenvolver modelos de negócio sustentáveis na agricultura, na indústria e nos serviços. Também é preciso fortalecer os laços com a sociedade civil e os governos, trabalhando conjuntamente na busca por soluções em políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável.

Para auxiliar na causa, a Estratégia ODS, uma coalizão de organizações brasileiras que visa a disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, possui um acervo de materiais para facilitar a adaptação das metas dos ODS para as realidades locais. Confira esse conteúdo e veja como fazer parte dessa coalizão.