ONU anuncia Pacto Global de Mídia para conscientizar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As Nações Unidas anunciaram o lançamento do Pacto de Mídia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa para marcar um novo rumo para avançar na conscientização dos ODS, unanimemente adotados por todos os...

As Nações Unidas anunciaram o lançamento do Pacto de Mídia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa para marcar um novo rumo para avançar na conscientização dos ODS, unanimemente adotados por todos os líderes do mundo na ONU em 2015.

O Pacto busca inspirar empresas de mídia e entretenimento de todo o mundo a alavancar seus recursos e talento criativo para promover o avanço das metas.

As Nações Unidas anunciaram neste domingo (23) o lançamento do Pacto de Mídia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa para marcar um novo rumo para avançar na conscientização dos ODS, unanimemente adotados por todos os líderes do mundo na ONU em 2015.

O Pacto busca inspirar empresas de mídia e entretenimento de todo o mundo a alavancar seus recursos e talento criativo para promover o avanço das metas.

Em evento de lançamento na sede da ONU, paralelo a Assembleia Geral, a presidente do Grupo de Mídia da Nigéria, Olusola Momoh, apresentou o pacto ao secretário-geral da ONU, António Guterres, falando em nome de 30 empresas que reúnem mais de 100 estabelecimentos de mídia e entretenimento.

“Tenho orgulho de apresentar-lhe o Pacto de Mídia dos ODS. Estamos em uma aliança de mídia de entretenimento e notícias e nos comprometemos a trabalhar com as Nações unidas para promover o discurso público e incentivar ação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Aumentaremos nosso conteúdo sobre os assuntos presentes na Agenda 2030 e discutiremos soluções. Quando necessário, lembraremos aos governos sobre as promessas que fizeram a seus povos e ao mundo”, declarou.

Coletivamente, os fundadores do Pacto Global de Mídia alcançam uma audiência de em mais de 80 países de quatro continentes e a expectativa é que outras empresas façam parte da iniciativa. “Juntos, nos comprometemos a fazer nossa parte para alcançar os ODS”, ela acrescentou.

“Alcançar os objetivos até 2030 irá requerer ações coordenadas de todos. Ao contar histórias, a mídia informativa e de entretenimento tem um papel crucial em multiplicar mensagens e propagar novos formas de comportamento”, afirmou a subsecretária-geral das Nações Unidas para as Comunicações Globais, Alison Smale, no lançamento do evento.

“Como principais agentes da promoção do discurso dos ODS, eles também têm importante papel na cobrança de prestação de contas dos governos”, lembrou.

O Pacto de Mídia dos ODS é inclusivo e tem por objetivo envolver empresas de mídia de todas as regiões e plataformas. Organizações participantes terão a oportunidade de criar parcerias de conteúdo com as Nações Unidas e por meio delas irão ampliar esforços para fomentar e compartilhar conteúdo de mídia relevante e oportunidades de interesse jornalístico relacionadas aos ODS. Monitoramento regular e encontros de revisão irão avaliar o engajamento.

O Pacto é uma iniciativa das Nações Unidas, em colaboração com a Fundação ONU e o apoio da FleishmanHillard.

Membros fundadores do Pacto

TV Al Jadeed (Líbano); jornais Aljoumhouria e Annahar (Líbano); Asahi-Shimbun (Japão); Instituto Ásia-Pacífico para Desenvolvimento de Transmissão; Associação de TV Comercial na Europa; Associação Internacional de Transmissores; rádio Athina 9.84 (Grécia); Grupo Channels Media (Nigéria); Grupo Mídia China (China); jornal Daily Star (Líbano); Daily Tribune (Filipinas); Deutsche Welle (Alemanha); Discovery.Inc.; Eurasia-Azerbaijan; Eurovision; Kathimerini (Grécia); TV LBCI TV (Líbano); Lebanon Files News (Líbano); Ministério da Informação e Difusão (Índia); Naharnet News (Líbano); União Nacional de Jornalistas da Tunísia; Nikkan Kogyo Shimbun (Japão); TV Nippon (Japão); rádio RLL (Líbano); Sounds Diplomacy; Tass (Rússia); This Day (Nigéria) TVC Comunicações (Nigéria); TV BRICS (Rússia); rádio VDL (Líbano) e Ziff Davis.

Sobre os ODS
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adotados pelos líderes mundiais na histórica Cúpula do Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. Englobando tudo – de saúde a igualdade de gênero e educação -, os Objetivos mobilizarão esforços ao redor do mundo para terminar todas as formas de pobreza, combater desigualdades e enfrentar as mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que garantirão que ninguém será deixado para trás.

Fonte: ONU BR