Paraná adere a movimento em favor do Desenvolvimento Sustentável

O Paraná está integrado ao esforço da sociedade brasileira para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O termo de adesão ao Movimento Nacional Nós Podemos...

O Paraná está integrado ao esforço da sociedade brasileira para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O termo de adesão ao Movimento Nacional Nós Podemos foi assinado pelo governador Beto Richa nesta quarta-feira (24), em solenidade no Palácio Iguaçu, com a presença da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; do presidente do Tribunal de Contas, Ivan Bonilha; do superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná, José Antônio Fares, e do secretário especial para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns. 

Os ODS compreendem 17 objetivos e 169 metas, a serem atingidos até 2030, articulados em cinco dimensões: pessoas, prosperidade, paz, parcerias e o planeta. O movimento Nós Podemos é constituído de voluntários e tem o objetivo de melhorar as condições de vida da população, com ênfase no desenvolvimento sustentável.

“O Estado está mobilizado e fará tudo o que for necessário para que o Paraná cumpra as metas da agenda das Nações Unidas. É muito importante que todos estejam unidos e em sinergia para a construção de políticas públicas perenes e para avançar nas ações que buscam o crescimento e o desenvolvimento sustentável social e ambiental”, afirmou Richa.

PRIMEIRO ESTADO – O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a assumir o compromisso com as metas globais definidas pela Onu, no final de julho, numa audiência do governador com o representante das Nações Unidas no Brasil. O governador assinou decreto incluindo os objetivos da Onu como metas a serem alcançadas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado.

O compromisso paranaense com os objetivos da Onu foi reiterado pelo governador no dia 6 de agosto, durante encontro em Foz do Iguaçu com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

O secretário especial para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, destacou que é importante que todos os setores estejam mobilizados para o cumprimento das metas. “Nós temos um trabalho a ser realizado em parceria com as instituições. É parceria é importante, afinal, ninguém faz nada sozinho. Estamos mobilizados para que aja adesão de todos”, afirmou. Ele destacou que o Estado dará prioridade ao atingimento dos objetivos definidos pela ONU. “Temos muito a fazer e para isso vamos precisar de parcerias”, ressaltou.

FAMÍLIA PARANAENSE – A secretária Fernanda Richa lembrou que o Paraná já implementa diversas ações para redução da pobreza, por meio do programa Família Paranaense, coordenado pela Secretaria da Família, com a participação de outras 18 secretarias e órgãos do governo e em parceria com os municípios.

“O programa Família Paranaense é uma demonstração de que estamos no caminho certo”, afirmou Fernanda. Desde que foi implantado, o Estado conseguiu reduzir a miséria no Paraná em 57,4% – mais que o índice nacional, de 39,8%. Foram feitos investimentos de R$ 1310 milhões e as ações já beneficiaram 233 mil famílias. O Família Paranaense é considerado modelo pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Paraná foi o Estado que liderou a redução da extrema pobreza no Sul e Sudeste, segundo o mais recente levantamento divulgado pelo Ipea.

TRIBUNAL DE CONTAS– Além do Governo do Estado, o Tribunal de Contas também aderiu ao Movimento Nacional com o compromisso de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU. O presidente do TC, conselheiro Ivan Bonilha, disse que a prioridade do órgão é atuar diretamente nos municípios paranaenses. “Vamos usar os contatos para propor e exigir das prefeituras o cumprimento de metas e valores de sustentabilidade social e ambiental. O TC Paraná sai à frente se comprometendo com as metas da ONU”, afirmou.

Estavam presentes ainda no evento o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa; o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, e os deputados estaduais Hussein Bakri e Alexandre Curi.

Fonte: Bem Paraná