Prefeita de Palmas destaca Estratégia ODS no encontro da Rede Acesso Mais Seguro

A prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro, está em Brasília/DF, nesta terça-feira, 27, representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no encontro da Rede Acesso Mais Seguro (AMS). Desenvolvido pelo Comitê Internacional da Cruz...

A prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro, está em Brasília/DF, nesta terça-feira, 27, representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no encontro da Rede Acesso Mais Seguro (AMS). Desenvolvido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o programa tem o objetivo de prevenir e mitigar os efeitos da violência armada em serviços públicos. Atualmente, a iniciativa está implementada em cinco municípios (Duque de Caxias/RJ, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ) e a expectativa é pela ampliação, a partir de uma parceria entre FNP e CICV, que deve ser oficializada em outubro, durante a 76ª Reunião Geral da entidade municipalista.

Para Cinthia, que é vice-presidente de Relações Institucionais da FNP, a metodologia, que já treinou mais de 20 mil profissionais que atuam na prestação de serviços essenciais à população, tem “garantido bons resultados”. “É por isso que reitero essa cooperação bilateral que pode existir entre a FNP com a Cruz Vermelha, no sentido de que nós possamos também conseguir avançar em vários sentidos”, falou. Durante o evento, o prefeito de Vila Velha/ES, Max Filhou, assinou o acordo de parceria, aderindo ao programa.

Ainda no evento, que segue até quarta-feira, 28, representantes dos municípios que integram o programa apresentaram resultados, avanços e desafios vivenciados.

De acordo com dados do CICV, secretarias de Saúde e Educação de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Duque de Caxias registraram uma redução média de 40% nos fechamentos de suas estruturas, em 2018. Esse dado aponta que o AMS pode contribuir para o cumprimento, do Brasil, de, pelo menos, cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

Objetivo 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
Objetivo 8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos:
Objetivo 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
Objetivo 17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

“O CICV, embora não fazendo parte da Agenda 2030, tem defendido na sua interlocução com atores-chave o nexo positivo entre a ação humanitária e as ações de desenvolvimento, e entende que o trabalho humanitário tem um impacto no que é a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou pelo menos o de evitar uma regressão deles”, declarou a diretora Adjunta de Operações do Comitê, Mary Werntz.

Nesse sentido, a prefeita de Palmas destacou o projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, coordenado pela Fundação Abrinq, do qual a FNP é parceira e a União Europeia, financiadora. “O objetivo é que os municípios possam elaborar, em seus instrumentos de gestão, para avançarmos nos ODS, contribuindo para que possamos alcançar todas as metas.

Acesso Mais Seguro (AMS) – É uma metodologia que pode ajudar instituições como os serviços de Saúde, Educação e Assistência Social e os seus profissionais a reduzirem e mitigarem os riscos que podem correr em contextos delicados e inseguros. O Marco para um Acesso Mais Seguro propõe uma série de ações e medidas para preparar e responder aos desafios e prioridades específicos do contexto, a partir da avaliação permanente de risco e do estabelecimento de medidas e procedimentos que reduzam esses riscos no seu dia a dia. Conheça.

“Nós, enquanto gestores, enfrentamos esse desafio de trazer a segurança para dentro dos nossos equipamentos públicos e garantir que nossos atendimentos na Saúde, Educação e Serviço social tenham qualidade tanto para o servidor público quanto para as pessoas que procuram os atendimentos”, concluiu a prefeita Cinthia.

 

Postado originalmente em: https://www.fnp.org.br/noticias/item/2103-prefeita-de-palmas-representa-fnp-no-encontro-da-rede-acesso-mais-seguro