Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS recebe 5 adesões de prefeitos potiguares

O Município de Portalegre/RN sediou, no dia 1 de agosto, um evento regional do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS, coordenado pela Fundação Abrinq. Nele, os técnicos do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), Carlos...

O Município de Portalegre/RN sediou, no dia 1 de agosto, um evento regional do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS, coordenado pela Fundação Abrinq. Nele, os técnicos do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), Carlos Delcidio e Sérgio Cavalcanti, puderam apresentar o Projeto às equipes de alguns municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.

O evento foi prestigiado pela presença do prefeito de Portalegre, Manoel Neto, e outros quatro prefeitos potiguares: Francisco Adriano Diógenes, prefeito de Guamaré; Gilson Dantas, prefeito de Carnaúba dos Dantas; Haroldo Ferreira, prefeito de Felipe Guerra; e Luiz Jairo Bezerra, prefeito de Upanema.

Na ocasião, eles realizaram a assinatura conjunta do termo de adesão ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS, sendo os cinco primeiros prefeitos do Brasil a se comprometerem em associar peças do planejamento público municipal aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os cinco municípios participam do Programa Prefeito Amigo da Criança e terão o suporte da equipe técnica do Programa para realizar essa associação em seus Planos Municiais para Infância e Adolescência (PMIA), a partir das correções que estão sendo executadas neste momento a partir de orientações do PPAC.

Durante a atividade, os técnicos da Fundação puderam apresentar a Agenda 2030 aos municípios presentes e discutir a relação dos ODS com a gestão pública municipal. Além disso, também puderam expor o método que o Programa utilizará para trabalhar a construção desta associação com as equipes municipais.

Foram discutidos exemplos de objetivos e metas encontrados em alguns dos Planos analisados pelos técnicos da Fundação Abrinq, onde se indicaram caminhos para a construção adequada destes elementos e as possibilidades de associação dos resultados do planejamento municipal com os ODS.

O encontro Regional integrou uma agenda de 5 dias dos técnicos no Estado do Rio Grande do Norte. Durante a semana, puderam dialogar, localmente, com os prefeitos e equipes dos municípios de Portalegre, Guamaré, Carnaubais, Upanema, Felipe Guerra e Mossoró. Nesses encontros, apresentaram o projeto de Fortalecimento EODS e discutiram a agenda de trabalho do Programa Prefeito Amigo da Criança, com orientações sobre as adequações dos planos e suas associações aos ODS.