UNESCO lança atlas para monitorar progresso de objetivo global sobre educação

O “eAtlas para a Educação 2030” servirá para monitorar o progresso em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável dedicado ao tema – o ODS 4. Saiba aqui como acessar. Mariam Soumaguel é professora em uma...

O “eAtlas para a Educação 2030” servirá para monitorar o progresso em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável dedicado ao tema – o ODS 4. Saiba aqui como acessar.

Mariam Soumaguel é professora em uma escola em Timbuktu, no Mali. Ela contribui para construir um futuro para as crianças afetadas por conflitos neste país e por um Mali pacífico e justo, através da educação. Foto: UNICEF/Dicko

O Instituto de Estatísticas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou neste mês de julho um atlas eletrônico que reúne todos os dados disponíveis sobre a educação global. Trata-se do eAtlas para a Educação 2030, ferramenta que servirá para monitorar o progresso em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável dedicado ao tema – o ODS 4.

Através de uma série de mapas interativos, o eAtlas apresenta os indicadores globais e temáticos para cada meta do objetivo 4, bem como apresenta “espaços reservados” para os indicadores ainda não disponíveis.

Os mapas são atualizados automaticamente com os dados mais recentes e retratam conclusões fundamentais relacionadas à aprendizagem, à igualdade e à qualidade da educação.

São ilustrados, por exemplo, os níveis básicos de proficiência em leitura e matemática; as taxas de conclusão do ensino primário ao ensino superior; o percentual de crianças fora da escola; o montante a ser gasto em educação com cada aluno; e a oferta de professores qualificados.

Além disso, é possível visualizar através da plataforma as disparidades de gênero relacionadas à educação; a segurança do ambiente escolar, assim como o número de adultos que estão inscritos em programas de educação primária.

Com uma interface funcional e intuitiva, o eAtlas pode ser acessado por qualquer pessoa. É possível ainda personalizar as visitas à plataforma e compartilhar as páginas via redes sociais, bem como incorporá-las dentro de sites, blogs, apresentações e relatórios. Através da plataforma, os países conseguem explorar os dados e usar os indicadores para desenvolver seus próprios quadros de monitoramento.

O eAtlas para a Educação 2030 reflete diretamente o mandato do Instituto de Estatística da UNESCO de produzir dados internacionalmente comparáveis, a fim de monitorar o progresso e, finalmente, alcançar ODS 4.

Acesse a ferramenta em http://tellmaps.com/sdg4