Materiais recicláveis sustentam muitas famílias

Além dos benefícios ao meio ambiente, cooperativas de reciclagem geram empregos O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com Anderson Nassif, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Orlândia...

Além dos benefícios ao meio ambiente, cooperativas de reciclagem geram empregos

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com Anderson Nassif, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Orlândia (Cooperlol).

A Cooperlol, cidade do interior do Estado de São Paulo, foi criada por um grupo de catadores de materiais no lixão do município. Esses catadores retiravam do local o sustento da família e com o fechamento do lixão ficaram desempregados. Com apoio da Prefeitura Municipal da cidade buscaram uma nova ocupação e fundaram a Cooperlol.

Com a experiência na cooperativa, Nassif traz alguns alertas para a população, como a necessidade do cidadão separar o lixo corretamente, atitude que contribui com o meio ambiente e garante o sustento de muitas famílias.

O presidente da cooperativa lembra que o Brasil é líder mundial no reprocessamento de latinhas de alumínio e garrafas PET. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abraltas), o País recicla cerca de 250 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas por ano.

Por: Vitória Junqueira

Fonte: Radio USP