Pnud destaca sucesso de programas sociais brasileiros

Bolsa Família e Brasil sem Miséria foram citados como exemplos de superação da pobreza por representante do organismo no País Em comemoração aos 50 anos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), na...

Bolsa Família e Brasil sem Miséria foram citados como exemplos de superação da pobreza por representante do organismo no País

69f60af0-5003-4424-90f1-d097c2716368

Em comemoração aos 50 anos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), na quarta-feira (24), o representante-residente do organismo no Brasil, Niky Fabiancic, elogiou o Programa Bolsa Família e o Brasil Sem Miséria. Segundo ele, entre 1991 e 2003, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País cresceu 47,5% e, entre 2000 e 2012, a pobreza extrema e a fome caíram de 25,5% para 3,5%.

“Programas como o Bolsa Família e o Brasil Sem Miséria foram fundamentais para o alcance desses resultados, ao retirar mais de 40 milhões de pessoas da pobreza e criar oportunidades e esperança para as novas gerações.”

Fabiancic ressaltou que, quando o Pnud foi fundado em 1966, uma em cada três pessoas no mundo vivia em situação de pobreza. Hoje, esse número caiu para cerca de uma em cada oito pessoas. “O Brasil vem contribuindo significativamente para esses avanços”, afirmou. Ele destacou que os resultados repercutem em vários países. “As experiências exitosas brasileiras chegam às nações da América Latina e África. Esse intercâmbio alavanca o desenvolvimento de um maior número de países.”

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, elogiou a parceria com o Pnud para alcançar as metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. “Comemoramos em ter cumprido e ultrapassado algumas metas, o que nos ajudou a reduzir as desigualdades regionais. Foi muito importante ter trabalhado essa agenda com o Pnud”, ressaltou.

Campello lembrou o próximo desafio, a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. “Queremos nos próximos 15 anos cumprir cada uma dessas metas. Não queremos só reduzir pobreza de renda, mas reduzir a pobreza do ponto de vista multidimensional.”

Segundo Tereza Campello, é importante reafirmar os avanços e combater os preconceitos, para não haver retrocesso. “O Pnud nos ajuda nessa tarefa, afirmando a necessidade das políticas sociais, de termos uma rede de proteção social. Essa parceria é fundamental para reafirmarmos a agenda social como uma agenda estratégica para termos de fato um mundo sustentável.”

Fonte: Portal Brasil, com informações do MDS