Como os ODS podem promover um desenvolvimento inclusivo?

De acordo com relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo, ficando atrás, apenas, de algumas nações do continente africano. Mas o que é...

De acordo com relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo, ficando atrás, apenas, de algumas nações do continente africano.

Mas o que é desigualdade?

A desigualdade é um processo relacionado a limitar ou prejudicar determinados segmentos sociais. É possível verificar diferentes formas de desigualdades sociais, como a de gênero (entre homens e mulheres), a racial (distinções sociais baseadas na cor da pele), a de renda (falta de oportunidades de acordo com as características financeiras individuais), entre outras.

Nesse ponto, é importante a criação e promoção de políticas públicas que auxiliem no enfrentamento de desigualdades históricas, já enraizadas na sociedade. E os ODS podem servir como um guia para que sociedade civil, governos, empresas, entre outros, possam adaptar suas ações e iniciativas de forma mais sustentável e inclusiva para todos.

E como fazer?

Primeiramente, é preciso entender que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apesar de serem compostas por metas de âmbito global, podem ser adaptados para realidades locais.

A Estratégia ODS, por exemplo, é uma coalizão composta por diversas organizações brasileiras comprometidas com a disseminação da Agenda 2030, que produz conteúdo para que o setor privado, os municípios, as organizações da sociedade civil e a academia possam implementar os ODS em suas realidades locais.

Os municípios, no caso, podem encontrar ajuda para elaborar seus Planos Plurianuais (PPA) através de nossa cartilha (clique aqui para acessar), assim como uma publicação que auxilia na adaptação do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (clique aqui para acessar). Também são produzidos webinars e campanhas elucidativas sobre os benefícios da diversidade para empresas, como a COVID-19 impactou a disseminação dos ODS, entre outros.

Como os ODS podem reduzir a desigualdade?

Todos os Objetivos contribuem para um desenvolvimento mais inclusivo, mas alguns ODS trabalham mais diretamente essa questão, como o ODS 5, que aborda a igualdade de gênero, e o ODS 10, que trata, essencialmente, da redução das desigualdades.

Você também pode fazer parte

Conheça mais sobre a Estratégia ODS e saiba como fazer parte, de forma gratuita, e tenha acesso a materiais para auxiliar na implementação dos ODS.