Curitiba sedia fórum sobre desenvolvimento sustentável da ONU

Evidenciar boas práticas e compartilhar cases de toda a América Latina no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na integração entre os setores público, privado e academia. Esses são os objetivos do "Fórum...
Evidenciar boas práticas e compartilhar cases de toda a América Latina no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na integração entre os setores público, privado e academia. Esses são os objetivos do “Fórum Regional Atingindo os ODS na América Latina”, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio, no Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico.

Estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, os objetivos devem ser atingidos até 2030 e visam promover a prosperidade, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. O fórum gratuito tem apoio da Prefeitura e da Agência Curitiba, órgão ligado ao município e responsável pelo fomento econômico do município.

Alinhado com a Agenda 2030 da ONU, o evento é realizado pelo Pacto Global das Nações Unidas e suas iniciativas irmãs: Programa Cidades e Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME). O evento gratuito tem apoio da Prefeitura e da Agência Curitiba, órgão ligado ao município e responsável pelo fomento econômico do município.

Entre os palestrantes confirmados estão Michael Nolan, diretor do Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas; Jonel Iurk, presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel); Norman Arruda Filho, presidente do ISAE – Escola de Negócios; Carlos Pereira, secretário Executivo da Rede Brasil do Pacto Global e Norka Patrícia Stuart Alvarado, doutora em Ciências Administrativas pela Universidade Mayor de San Marcos, de Lima (Peru).

Adesão

Em outubro de 2017, Curitiba aderiu aos ODS, por meio de uma carta de compromisso do governo estadual para os municípios paranaenses e a adesão ao Pacto Global da ONU. “Temos um programa completo para perseguir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, afirmou o prefeito Rafael Greca durante solenidade de assinatura de um acordo com o Movimento Nacional dos ODS.

Na ocasião, o prefeito citou a criação do programa de desenvolvimento de hortas urbanas, o incentivo à inovação e à economia criativa no Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da Cidade e a grade de educação ambiental dentro do programa Linhas do Conhecimento. “Queremos também uma imersão da cidade em programas que contemplem novas energias”, disse Greca. O prefeito também citou o Prêmio Mundial do Habitat conquistado por Curitiba em 1996, durante sua primeira gestão na capital.

O assessor da Prefeitura para Relações Internacionais, Rodolpho Zannin, afirma que a participação da capital na Agenda 2030 é fundamental para uma política municipal de sustentabilidade a longo prazo.  “O papel de cidades é cada vez maior na tarefa ODS e Curitiba tem como prioridade pensar no bem-estar de suas futuras gerações”, salientou.

O “Fórum Regional Atingindo os ODS na América Latina” tem patrocínio da Copel e apoio do ISAE – Escola de Negócios, do Governo do Paraná, do Paranacidade, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social e da Celepar.

Serviço

Fórum Regional Atingindo os ODS na América Latina
Data: 17 e 18 de maio
Horário: 13h às 18h (dia 17) e 8h às 17h (dia 18)
Inscrições: A entrada é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo site https://www.highlevelregionalforum.com/.