Em grande evento, Guaratinguetá oficializa adesão à Estratégia ODS

O dia 26 de agosto foi um marco na história do município de Guaratinguetá, em São Paulo. Com um público de mais de 300 pessoas, envolvendo representantes da sociedade civil, setor empresarial, governo, academia e escolas, a região...

O dia 26 de agosto foi um marco na história do município de Guaratinguetá, em São Paulo. Com um público de mais de 300 pessoas, envolvendo representantes da sociedade civil, setor empresarial, governo, academia e escolas, a região realizou um evento para formalizar a adesão de Guaratinguetá ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS.

Visando o ano de 2030, que coincide com o aniversário de 400 anos do município, o setor privado – representado por Ivania Palmeira, da BASF, se uniu com a prefeitura da região para demonstrar à população como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem influenciar o dia a dia da cidade, além de apresentar as principais atividades e projetos que já acontecem no município, em prol de cada objetivo, na atualidade.

A introdução foi feita por espetáculos musicais protagonizados por crianças de um orfanato e escolas de Guaratinguetá, além de vídeos explicativos para facilitar o entendimento do tema para o público presente. Um destaque importante fica por conta do projeto “Ciência atuante”, realizado por alunos da escola Profª Aliete Ferreira Gonçalves, que tem como foco o ODS 6, abordando questões como a redução dos copos plásticos e a conscientização de alunos e professores sobre a importância de evitar o desperdício de água.

Em seguida, a programação foi dividida entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e representantes de diferentes setores da sociedade subiram ao palco para contar sobre os esforços que estão realizando para cumprir as metas e indicadores de cada ODS. A BASF, grande parceira do município, também preparou uma apresentação para demonstrar como a empresa e o município têm uma agenda comum até 2030.

O ponto alto do evento ficou por conta da assinatura do termo de adesão do município ao Projeto de Fortalecimento, realizada pelo prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva. Agora, Guaratinguetá poderá receber todo o suporte técnico para a implementação dos ODS em seus instrumentos de gestão, através de metodologias exclusivas.

Segundo o prefeito, “é importante discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no município. Temos que estabelecer metas, debater os projetos e unir a sociedade inteira com esse foco. Os ODS visam o projeto ‘Guaratinguetá 400 anos’, para projetar a cidade do futuro. Então, precisamos começar agora, todos esses projetos e tudo o que podemos fazer para melhor a infraestrutura do município e a vida do cidadão”.

Durante o período da tarde, representantes da Estratégia ODS e da prefeitura municipal se reuniram para discutir os próximos passos e entender as melhores ferramentas e metodologias para alinhar as iniciativas da prefeitura às metas dos ODS.