Empresários debatem investimentos nos ODS na América Latina

Mais de 300 empresários de 14 países iniciaram nesta quinta-feira em Lima (Peru) uma série de debates para acertar como o setor privado latino americano contribuirá para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),...

Mais de 300 empresários de 14 países iniciaram nesta quinta-feira em Lima (Peru) uma série de debates para acertar como o setor privado latino americano contribuirá para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem cumpridos até 2030.

Os executivos se reuniram no 6º Fórum Empresarial do Pacto Mundial na América Latina e no Caribe, organizado pelo Fórum Empresarial do Pacto Global para a América Latina e Caribe, com o Pacto Mundial das Nações Unidas e a Confederação Nacional de Instituições Empresariais Privadas (Confiep) do Peru. No encontro participam empresários de Brasil, Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Espanha, Guatemala, México, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Durante a inauguração, o vice-presidente da Confiep, Esteban Chong, garantiu que os ODS requerem uma “aliança estratégica entre governos, setor privado, organizações civis e cidadãos” e apontou que o “desafio de gerar desenvolvimento através do crescimento econômico implica fortalecer as instituições”. Na inauguração do fórum também participou o secretário adjunto da Organização Internacional de Empregadores (OIE), Roberto Suárez, e o diretor-geral de Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores do Peru, Antonio García Revilla.

 Entre os presentes e participantes está a ministra de Meio Ambiente do Peru, Elsa Galarza, e o presidente do Comitê do Pacto das Nações Unidas no Peru, Diego de la Torre.

O Fórum é composto por conferências sobre os diferentes aspectos do papel do setor privado na Agenda 2030, as tendências globais nas cadeias de fornecimento e o futuro do trabalho de acordo os ODS, cuja meta é erradicar a pobreza no mundo e promover o desenvolvimento e o crescimento sustentável.

O encontro internacional acontece pela segunda vez em Lima, depois que as edições anteriores foram realizadas na Cidade do México, em Medellín, Buenos Aires e Santiago.