Estratégia ODS propõe parceria para implementar os ODS e aprimorar política de proteção à infância nos municípios da Baixada Santista

Estratégia ODS realizou reunião com a Diretora Regional de Assistência Social da Baixada Santista para discutir o suporte técnico e institucional na implementação dos ODS e o aperfeiçoamento da política de proteção e garantia de...

Estratégia ODS realizou reunião com a Diretora Regional de Assistência Social da Baixada Santista para discutir o suporte técnico e institucional na implementação dos ODS e o aperfeiçoamento da política de proteção e garantia de direitos da infância nos municípios da região

Na última terça-feira, 11 de junho, representantes do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS e do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, se reuniram com a Diretoria Regional de Assistência Social da Baixada Santista (Drads) para discutir os principais programas e desafios relacionados à assistência social na região.

A diretora regional do órgão, Cristiane Forssell, salientou que há dificuldades na gestão e organização dos municípios com relação aos recursos disponibilizados para a aplicação de ações voltadas ao tema. O último balanço financeiro da diretoria, por exemplo, registrou uma devolução de 26% dos recursos destinados à assistência social nos 9 municípios da Baixada Santista.

Com a demanda pelo aprimoramento da gestão dos municípios, a Fundação Abrinq apresentou os resultados do Programa Prefeito Amigo da Criança na região e propôs uma cooperação no monitoramento e suporte técnico para os municípios que encontrarem maior dificuldade na implementação de políticas voltadas para a Assistência.

Já o projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS ofereceu suporte técnico na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para os municípios da Baixada Santista. A ação segue a meta do projeto de fortalecimento da rede, que busca apoiar 150 municípios com a implementação dos ODS em seus instrumentos de gestão, como o Plano Plurianual, a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Sobre a Rede Estratégia ODS:

A Estratégia ODS é uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, representando a sociedade civil, o setor privado e os governos locais, com o propósito de mobilizar, discutir e propor meios de implementação para os ODS, que contemplem medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem essa agenda. Em 2018, com financiamento da União Europeia, nasceu o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, que visa ampliar os esforços para a disseminação dos ODS. Atualmente, temos como objetivos:

  • Promover avaliações críticas sobre o processo de implementação dos ODS
  • Mobilizar formadores de opinião e atores-chave de organizações e movimentos sociais
  • Articular atores-chave do setor privado para qualificar sua atuação
  • Propor e fomentar políticas públicas indutoras voltadas para governos nacional e subnacionais
  • Incidir sobre a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais
  • Ampliar e qualificar o debate público sobre a implementação dos ODS no Brasil
  • Acompanhe a Estratégia ODS

Site: https://www.estrategiaods.org.br/estrategia-ods/

FB: https://www.facebook.com/estrategiaods/

Twitter: https://twitter.com/Estrategia_ODS