Estratégia ODS realiza reunião de acompanhamento com OSCs

A Estratégia ODS e a Mandaçaia Social, consultoria especializada nas áreas de Terceiro Setor e Responsabilidade Socioambiental, realizaram reunião de acompanhamento com as três organizações da sociedade civil selecionadas em edital...

A Estratégia ODS e a Mandaçaia Social, consultoria especializada nas áreas de Terceiro Setor e Responsabilidade Socioambiental, realizaram reunião de acompanhamento com as três organizações da sociedade civil selecionadas em edital promovido pela coalizão para projetos focados na redução de desigualdades e desenvolvimento econômico sustentável.

AVSI Brasil, Associação Reciclázaro e Casa Pequeno Davi apresentaram os principais avanços no início de seus projetos. A AVSI Brasil realizou três seminários com as recuperandas do Projeto Costurando Oportunidades sobre os ODS, desenvolvimento sustentável e formação para o mercado de trabalho. A Associação Reciclázaro aproveita o início do processo para capacitar, também, sua equipe técnica com os conhecimentos sobre a Agenda 2030. Já a Casa Pequeno Davi realizará seminários regionais com gestores públicos sobre o desenvolvimento dos ODS nos municípios, além de entender como as prefeituras podem auxiliar no desenvolvimento de ações focadas em mulheres.

Thiago Battaglini, coordenador do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS, fez uma apresentação sobre a importância de abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de maneira integrada, com ações multissetoriais. Também apresentou dados relacionados à situação do Brasil em relação ao alcance das metas, além de identificar alguns dos principais pontos para focar em ações futuras.

Já Silvia Sá, da Mandaçaia Social, identificou os ODS desenvolvidos por todos os projetos, com uma base comum entre os três. De acordo com Silvia, “acompanhar a execução do trabalho das organizações apoiadas pela EODS tem sido muito interessante, principalmente por se tratar de projetos com foco em capacitação e geração de renda para mulheres. Mesmo que todos os projetos atuem com os ODS 5 e 8 é muito interessante perceber as diferentes metodologias e abordagens para trabalhar com as beneficiárias. Nossa expectativa é que, nesses próximos meses, consigamos perceber melhor as características individuais de cada projeto ao entrarmos na fase de formação das pessoas para a produção, e que as dificuldades encontradas na realização de ações durante a pandemia possam ser amenizadas com o aumento da população vacinada no Brasil”.