FNP abre seleção para programa voltado à alimentação consciente

Municípios filiados à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) podem se inscrever para o programa Alimentação Consciente Brasil. Serão selecionadas cinco cidades para participar da iniciativa, que envolve consultoria, treinamentos,...

Municípios filiados à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) podem se inscrever para o programa Alimentação Consciente Brasil. Serão selecionadas cinco cidades para participar da iniciativa, que envolve consultoria, treinamentos, palestras e acompanhamento contínuo durante toda a parceria. O objetivo é viabilizar a substituição de pelo menos 20% dos ingredientes de origem animal por ingredientes de origem vegetal na alimentação escolar municipal. Confira o edital aqui e inscreva-se até 14 de outubro.

Para participar, municípios precisam ser integrantes da FNP, ter mais de 300 mil habitantes; servirem mais de 60 mil refeições por dia para estudantes da rede pública escolar municipal; e ter interesse em executar a substituição alimentar proposta pela iniciativa. Também é necessário fazer parte à Rede Estratégia ODS ou aderir a iniciativa até o prazo final das inscrições.

De acordo com o edital, a seleção vai priorizar um município de cada região do país, que seja vulnerável socioeconomicamente, para incentivar o aumento do consumo de frutas, verduras, cereais, grãos e legumes na alimentação de estudantes da rede pública escolar municipal. A adoção dessa política atinge quatro dos Objetivos Sustentáveis (ODS) – ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Além de uma consultoria totalmente gratuita, que conta com adaptação de cardápio para a inclusão de receitas à base de vegetais, as cidades selecionadas terão treinamentos práticos para equipes de cozinha da rede municipal, palestras de educação ambiental e nutricional para nutricionistas e equipes pedagógicas, e acompanhamento contínuo durante toda a parceria.

O programa Alimentação Consciente Brasil é executado no Brasil há 5 anos e possui parceria ativa com algumas cidades como Belo Horizonte/MG, Salvador/BA, Niterói/RJ, Sobral/CE e Anchieta/SC, impactando cerca de 13 milhões de refeições anualmente.