Governo do Piauí assina memorando para a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O governador Wellington Dias e o embaixador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Niky Fabiancic assinaram, nesta quinta-feira (6), em solenidade no Palácio de Karnak, um memorando de entendimento expressando o...

O governador Wellington Dias e o embaixador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Niky Fabiancic assinaram, nesta quinta-feira (6), em solenidade no Palácio de Karnak, um memorando de entendimento expressando o desejo de construir um arranjo institucional para a internalização e implementação da Agenda 2030 e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O documento é fruto de uma parceria entre o PNUD e o Governo do Estado com vistas a promover a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais, monitoramento e avaliação de politicas sociais e construção de sistemas de informação para acompanhamento de metas.

De acordo com o secretário de Governo, Merlong Solano, os ODS envolvem temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudanças climáticas, cidades sustentáveis, uso sustentável dos ecossistemas terrestres e crescimento econômico inclusivo. “A meta é combinar participação social, crescimento econômico e desenvolvimento sustentável”, garantiu o secretário.

O governador Wellington Dias explicou que o Governo seguirá trabalhando em setores estratégicos e que as ações sociais implementadas visam atingir a todas as comunidades. “Nós trabalhamos pensando nos quilombolas, nos indígenas, nas mulheres, enfim, em promover a igualdade em todos os setores e segmentos, considerando as especificidades de cada território do desenvolvimento”, frisou o chefe do executivo estadual. Dias disse que a politica de desenvolvimento territorial do Estado estará alinhada aos 17 ODS e às 169 metas correspondentes e que irá explorar as potencialidades dos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.

Niky Fabiancic, embaixador do PNUD afirmou que a expectativa é facilitar a cooperação técnica entre as Nações Unidas e o Governo, criando um ambiente de mais oportunidades a todos. “Nossa intenção é promover o aumento nos níveis de desenvolvimento humano e econômicos de forma integrada em cada canto do mundo, também no Piauí”, enfatizou Fabiancic.

Maria Gonçalves, representante do Movimento de Atingidos pelas Barragens (MAB), comemorou a assinatura do memorando de entendimento e ressaltou a importância do compromisso do Governo com os movimentos sociais. “O Governo tem se preocupado com os movimentos sociais e isso é louvável. Temos que fortalecer o espaço de diálogo para a deliberação de políticas importantes como a gestão de recursos hídricos e a agricultura familiar e para evitar a extinção de politicas importantes, como aconteceu com o Matopiba”, ressaltou a representante do MAB.

A solenidade de assinatura reuniu representantes da sociedade civil organizada, atuantes nos conselhos setoriais, colegiados territoriais e movimentos sociais.

 

Fonte: Governo do Estado do Piauí