ONU recebe até 15/1 inscrições para prêmio sobre objetivos globais

As Nações Unidas recebem até 15 de janeiro inscrições para o desafio global Ação dos ODS (SDG Action Challenge Awards), que reconhece projetos de destaque e esforços inovadores para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento...

As Nações Unidas recebem até 15 de janeiro inscrições para o desafio global Ação dos ODS (SDG Action Challenge Awards), que reconhece projetos de destaque e esforços inovadores para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para atingir a Agenda 2030, é necessário dar visibilidade a projetos inovadores e mobilizadores no mundo todo. O prêmio visa justamente a encontrar essas pessoas e organizações e celebrar suas conquistas, que são uma necessária contribuição para o desenvolvimento sustentável internacional.

O prêmio está aberto a indivíduos, organizações da sociedade civil, governos locais e outros que estejam tomando iniciativas para o avanço da Agenda 2030.

Membros da comunidade global serão convidados a inscrever seus projetos, iniciativas e redes no prêmio, cuja cerimônia ocorrerá em 21 de março durante o Festival Global de Ação para o Desenvolvimento Sustentável em Bonn, na Alemanha.

Quando aplicável, os vencedores também serão convidados a oferecer workshops durante o evento e compartilhar suas habilidades e boas práticas com os participantes.

As inscrições serão analisadas por um painel de especialistas, com o vencedor do prêmio adicional — o People’s Choice Award — sendo escolhido pelos participantes do festival antes da cerimônia de premiação.

As categorias são “mobilizadores”, que premia aqueles que demonstrarem sucesso na mobilização de cidadãos ou voluntários na ação pelos ODS; “contadores de histórias”, que premia equipes ou indivíduos que capturam histórias humanas poderosas para ajudar a comunicar a importância dos ODS; “comunicadores”, que premia campanhas de comunicação mais criativas e de impacto.

Outras categorias incluem “visualizadores”, que premia iniciativas de comunicação cidadã com o poder público; “inovadores”, que premia o uso criativo das novas tecnologias para a comunicação dos ODS; “conectores”, que premia pessoas ou equipes que demonstrarem formas inovadoras de reunir atores, construir redes, em prol dos ODS; e “inclusivos”, que premia os melhores esforços para garantir que grupos excluídos façam parte do diálogo e da implementação dos objetivos globais.

O prêmio é organizado pela SDG Action Campaign, uma iniciativa especial do secretário-geral da ONU, administrada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e cujo objetivo é apoiar o Sistema ONU e seus Estados-membros a defender e engajar o público na implementação dos ODS.

Clique aqui para saber mais sobre o prêmio e para se inscrever (em inglês).

Fonte: ONU BR