Paraná é primeiro estado a integrar projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS

O estado do Paraná aderiu, nesta terça-feira, 28, ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. Em evento virtual, o governador Ratinho Júnior afirmou que a Agenda 2030 “é um grande plano de governo, que coloca metas muito...

O estado do Paraná aderiu, nesta terça-feira, 28, ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. Em evento virtual, o governador Ratinho Júnior afirmou que a Agenda 2030 “é um grande plano de governo, que coloca metas muito claras para os gestores daquilo que seria um ambiente ideal para a pessoa viver com qualidade de vida”.

A celebração desse acordo de cooperação envolve os 399 municípios paranaenses e com isso a expectativa é ampliar e qualificar o debate sobre os ODS. Representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no evento, a prefeita de Francisco Morato/SP, Renata Sene, vice-presidente de Parcerias em ODS, afirmou que essa parceria com o governo do Paraná “reforça o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e pacífica, sem deixar ninguém para trás”.

A governante ressaltou, ainda, a importância de utilizar a Agenda 2030 como um guia para políticas públicas municipais. “O acordo de cooperação estabelecido se mostra de grande importância porque é necessário garantir a interlocução entre o poder público e a sociedade civil para atingir as metas da Agenda 2030”, afirmou.

Para Ignacio Ybáñez, embaixador da União Europeia no Brasil, cofinanciadora do projeto, é uma oportunidade para unir forças da sociedade civil, setor privado e setor público, para dar resposta aos desafios que se intensificaram com a pandemia.

“Nesse esforço conjunto, sociedade e governos subnacionais têm um papel essencial de implementar e acompanhar os ODS nas políticas públicas”, disse. Ele afirmou que a União Europeia enxerga a sociedade civil e os governos subnacionais como “atores estratégicos” na promoção da democracia e do desenvolvimento sustentável inclusivo.

Jorge Abrahão, coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, destacou o acordo de cooperação como iniciativa inédita, uma vez que o Paraná é o primeiro estado que assume o papel de indução a esse processo de estímulo a Agenda 2030. “Podemos levar essa experiência do Paraná para os Fóruns de alto nível das Nações Unidas, porque não existe outra iniciativa no mundo em que um estado esteja estimulando e avançando junto com as prefeituras nessa agenda”, afirmou.

Também participaram da solenidade o prefeito de Jesuítas/PR, Júnior Weiller, presidente da Associação dos Municípios do Paraná; Stefan Agne, chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil; João Carlos Ortega, secretário de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná; Leandro Victorino de Moura, diretor-Presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná; Daniel Nojima, diretor-Presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e Keli Guimarães, vice-Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (Cedes).

Outras pautas
Ainda durante o evento, o governo lançou a Metodologia à Implantação de Campanha de Sensibilização sobre a Agenda 2030 e os ODS e o Relatório Missão ODS – Indicadores Municipais, além de divulgar o Portal Boas Práticas ODS (www.boaspraticasods.pr.gov.br), um site para cadastro e compartilhamento de boas práticas de todos os setores da sociedade relacionadas a um ou mais ODS.