PNUD divulga objetivos globais sobre desenvolvimento sustentável no oeste do Paraná

Iniciativa em parceria com a Itaipu Binacional começou em 2017 e contempla 54 municípios do oeste do Paraná. Projeto vai desenvolver plataforma online e gratuita com estatísticas que permitem acompanhar o cumprimento das metas da ONU...

Iniciativa em parceria com a Itaipu Binacional começou em 2017 e contempla 54 municípios do oeste do Paraná. Projeto vai desenvolver plataforma online e gratuita com estatísticas que permitem acompanhar o cumprimento das metas da ONU na região.

No oeste do Paraná, o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e a Itaipu Binacional realizarão nos próximos meses seminários e reuniões para divulgar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Iniciativa começou em 2017 e contempla 54 municípios da região.

Até 2019, o projeto realizará atividades divididas em três eixos: Diálogos Municipais; Avaliação e Monitoramento; e Formação.

O primeiro, que teve início no ano passado, promoveu reuniões sobre os ODS para sensibilizar os participantes. Posteriormente, já em janeiro de 2018, começaram os encontros para a concepção de uma Agenda de Atuação Conjunta com a participação do poder público, setor produtivo, centros de ensino e terceiro setor. As atividades do primeiro eixo se encerram em julho deste ano.

Para o segmento Avaliação e Monitoramento, o PNUD está mapeando uma série de indicadores municipais de fontes recentes e oficiais. Estatísticas serão utilizadas na elaboração de diagnósticos sobre os dados que permitem acompanhar o cumprimento dos ODS no oeste do Paraná. Para isso, serão criadas uma base de dados municipais e uma plataforma online e gratuita para sua divulgação. O portal deve ser lançado ao final do primeiro semestre de 2018.

O terceiro eixo, Formação, terá início apenas em 2019. Agentes locais receberão capacitação sobre os objetivos da ONU para que continuem atentos aos problemas da região e possam utilizar a base de dados na gestão pública e privada, tendo em vista a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável.

As próximas reuniões do mês de fevereiro acontecem nos municípios de Terra Roxa, Missal, Itaipulândia, Três Barras do Paraná, Boa Vista da Aparecida e Catanduvas.

Os ODS constituem uma agenda ambiciosa adotada por todos os países-membros das Nações Unidas em 2015. Entre as metas desse marco internacional, estão o fim da miséria e da fome, a eliminação da violência contra as mulheres, o combate às mudanças climáticas e a promoção de uma educação de qualidade para todos. Saiba mais clicando aqui.

Fonte: ONU BR