Poluição causa mais mortes prematuras que conflitos armados

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente revelou números alarmantes. 12,6 milhões de pessoas morrem por ano pela degradação do meio ambiente. Indústria de processamento de lixo libera fumaça no meio ambiente em Bruxelas (Foto:...

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente revelou números alarmantes.
12,6 milhões de pessoas morrem por ano pela degradação do meio ambiente.

poluicao

Indústria de processamento de lixo libera fumaça no meio ambiente em Bruxelas (Foto: Reuters/Yves Herman)

 

A poluição e a degradação do meio ambiente causam a morte prematura de 12,6 milhões de pessoas por ano, número 234 vezes superior ao provocado pelos conflitos armados.

Assim revela um relatório apresentado nesta segunda-feira (23) na inauguração da segunda Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-2), que nesta semana reúne em Nairóbi delegados de 173 países para estabelecer acordos que permitam um desenvolvimento sustentável.

A assembleia, instituição mais importante sobre meio ambientalem em nível mundial , tem como objetivo introduzir uma nova perspectiva na defesa da natureza: a proteção da saúde humana.

“Nossas economias matam muita gente em nome do desenvolvimento, uma de cada quatro ou cinco mortes prematuras são causadas por nós mesmos. É o que se chama massacre ou assassinato”, disse o diretor do Programa das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner.

Segundo o estudo, intitulado “Meio ambiente saudável, gente saudável”, mais de 25% das mortes de crianças menores de cinco anos e 23% das mortes registradas a cada ano se devem à deterioração do meio natural.

A maior parte destes falecimentos se concentra no Sudeste Asiático e no oeste do Pacífico, com 28% e 27% do total, respectivamente.

Na África Subsaariana, estima-se que 23% das mortes estão relacionadas com a poluição; 22% no leste do Mediterrâneo, 15% na Europa e em torno da mesma porcentagem no continente americano.

Uma das provas que demonstram o vínculo cada vez mais próximo entre meio ambiente e a saúde é o aumento das doenças não transmissíveis ou crônicas, que matam 38 milhões de pessoas a cada ano, 75% delas em países de rendas médias e baixas.

Assim, a poluição ambiental, na origem de muitas doenças respiratórias, mata 7 milhões de pessoas anualmente, 4,3 delas pelas más condições de vida nos ambientes domésticos de países em desenvolvimento.

O aumento destas afecções crônicas é uma das razões pelas quais a UNEA pôs o foco na saúde humana. “Temos que investigar as causas de por que o meio ambiente é um grande problema para a saúde humana”, ressaltou a cientista chefe do PNUMA, Jacqueline Mcglade.

As doenças infecciosas originadas nos animais ou zoonose, como o ebola e zika, representam já 60% de todas as que afetam os humanos.

O tráfico ilegal de animais, disse, é uma das razões pelas quais estas doenças estão chegando com maior facilidade às pessoas.

A falta de acesso à água potável e sistemas sanitários mata 842 mil pessoas de diarreia anualmente, sobretudo em países pobres, e a exposição a compostos químicos tóxicos causa 654 mil mortes.

Nos últimos 20 anos, mais de 600 mil pessoas morreram por desastres naturais.

A UNEA-2 debate nesta semana em Nairóbi como tornar realidade o pacote de medidas para proteger os ecossistemas previsto na Agenda 2030 que estabelece os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o Acordo de Paris sobre a Mudança Climática (COP21).

Além deste marco multilateral, os delegados debaterão medidas para lutar contra o tráfico ilegal da flora e de fauna e dos resíduos tóxicos, pela defesa dos oceanos, pela redução do impacto dos conflitos armados no meio ambiente e pela melhora da saúde humana.

O presidente da UNEA-2, o costa-riquenho Edgar Gutiérrez, ressaltou o grande desafio que enfrenta nesta semana o conhecido como “parlamento do meio ambiente”.

“Temos que enviar uma mensagem que chegue ao povo. Que alguém na rua leia e diga: estão falando para mim e tenho que mudar”, manifestou.

 

Fonte: G1 Bem Estar