Projeto apoiado pela Estratégia ODS realiza formações sobre ODS e o método APAC

As formações foram realizadas nas APACs femininas de Itaúna, São João del Rei e Rio Piracicaba

O projeto Costurando Oportunidades deu início a um ciclo de formações que tem como objetivo capacitar mulheres privadas de liberdade das APACs femininas de Minas Gerais sobre a metodologia APAC e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No último mês, o projeto Costurando Oportunidades da AVSI Brasil em parceria com a FBAC e cofinanciada pela Estratégia ODS e União Europeia, realizou três formações para mulheres que cumprem pena nas APACs femininas de Itaúna (15 de junho), São João del Rei (23 de junho) e Rio Piracicaba (05 de julho).

A primeira formação, realizada em Itaúna (MG), contou com a participação de 25 recuperandas que cumprem suas penas em regime semiaberto e fechado, além do acompanhamento do presidente Peter Gabriel Gonçalves. A segunda, na APAC Feminina de São João del Rei capacitou 59 mulheres, acompanhadas pelos funcionários e o presidente Antônio Carlos Fuzatto. A última formação, realizada em Rio Piracicaba foi também acompanhada pela presidenta Dorinha Vieira Cortez, e formou 42 recuperandas.

As formações realizadas pelo projeto foram divididas em dois momentos: o primeiro é apresentado pelo Diretor Geral da FBAC, Valdeci Ferreira, que coordena a formação sobre o Método APAC para as mulheres que cumprem suas penas nas APACs. Neste primeiro momento, a história do surgimento das APACs e da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) é apresentada, bem como os 12 elementos da metodologia, dando enfoque aos 4 elementos que se correlacionam com a Agenda 2030: assistência à saúde, assistência jurídica, família e trabalho.

“A formação do Projeto Costurando Oportunidades para nós vai além de um investimento, pois vale a pena ressaltar que as APACs femininas são cheias de vida, alegria, mas também cheias de histórias, dores, erros passados que até mancharam a sociedade e também a dignidade de cada uma delas. Estas mulheres que agora, nos seios da APACs, estão tendo valores reconfigurados na certeza do que podem se tornar quando retornarem para sociedade.” – Márcia Marina Nunes, funcionária da APAC de Rio Piracicaba.

Em um segundo momento, representantes da AVSI Brasil apresentam a proposta do projeto Costurando Oportunidades, falam sobre o que é a Agenda 2030 e quais são os 17 ODS e realizam oficinas com a participação das recuperandas com enfoque a 10 ODS que a APAC já trabalha em seu cotidiano, os quais são: erradicação da pobreza; fome zero; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; trabalho decente e crescimento econômico; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Como nos conta Kely, recuperanda da APAC de São João del Rei: “Para a gente, é muito importante passar o dia assim aqui na APAC! Dou muito valor. Foi tudo muito agradável. Tivemos grandes aprendizados com o diálogo de hoje, e isso vai me fazer ir para a frente. Poderia ter esse encontro uma vez por mês, porque é muito bom poder dialogar! Nunca tinha ouvido falar sobre o ODS e é uma coisa muito importante. Os que me marcaram foram o de trabalho decente, de saúde e o da erradicação da pobreza”.

** Todas as atividades relativas ao projeto estão sendo realizadas seguindo os protocolos de biossegurança contra a pandemia da COVID-19, e as recuperandas e funcionários das APACs femininas de Minas Gerais já foram incluídos nos planos de vacinação local e deram início à imunização.

O projeto Costurando Oportunidades

A iniciativa, cofinanciada pela Rede Estratégia ODS e União Europeia, surge com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de mulheres em privação de liberdade em APAC feminina, a partir do legado de investimento de combate à COVID-19. Mais especificamente, promove a incorporação dos ODS no âmbito do encarceramento feminino e fortalece a inclusão sócio produtiva e a geração de renda no setor têxtil para mulheres privadas de liberdade.