Saiba como foi: Webinar “Juventudes, pandemia e desafios para implementação da Agenda 2030”

Será que os desafios vivenciados pelas juventudes durante a pandemia podem influenciar na efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil? Essa foi a pergunta central que guiou a realização do webinar Juventudes,...

Será que os desafios vivenciados pelas juventudes durante a pandemia podem influenciar na efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil? Essa foi a pergunta central que guiou a realização do webinar Juventudes, pandemia e desafios para implementação da Agenda 2030, iniciativa do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Mapa Educação, Porvir, Rede Conhecimento Social, UNESCO e Visão Mundial. O evento foi uma realização conjunta com a Estratégia ODS e cofinanciamento da União Europeia. Clique aqui para assistir a íntegra do evento.

O webinar foi planejado para demonstrar como algumas evidências geradas pela pesquisa “Juventudes e a Pandemia” (clique aqui para acessar) podem apoiar diferentes atores sociais nesse contexto de retomada de atividades e no planejamento para o próximo ano. Para isso, houve a articulação de diálogos intersetoriais e a associação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Divido em quatro blocos, o webinar, conduzido por Derick Coelho, Articulador de Juventudes e Advocacy na Visão Mundial Brasil e no Monitoramento Jovem de Políticas Públicas, começou com a apresentação institucional de Marcus Barão, do CONJUVE, e Thiago Battaglini, da Estratégia ODS. Em seguida, Marisa Villi e João Guilherme, respectivamente Diretora Executiva e Jovem Pesquisador da Rede Conhecimento Social, apresentaram as principais descobertas da pesquisa relacionadas à área da saúde. O primeiro bloco também contou com a participação de André Sobrinho, representante da Agenda Jovem Fiocruz, que falou sobre os dados levantados com foco em saúde mental.

O segundo bloco falou sobre a educação de jovens durante a pandemia, com a apresentação de dados realizada por Katcha Poloponsky, Especialista em Juventudes e Mercado de Trabalho na Fundação Roberto Marinho, e Caio Henrique, Jovem Pesquisador da Rede Conhecimento Social. O bloco também contou com uma fala de Fabio Eon, Coordenador dos Programas de Ciências Humanas e Sociais e de Ciências Naturais da UNESCO no Brasil, que falou sobre evasão escolar e desafios para a continuidade dos estudos.

No terceiro bloco, voltado para trabalho e renda, a dupla formada por Katcha Poloponsky e Caio Henrique apresentou os dados sobre o tema encontrados na pesquisa. Já Enid Rocha, Técnica de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, abordou o mercado de trabalho para jovens e a informalidade.

No último bloco, Marisa Villi e João Guilherme voltaram para apresentar os dados da pesquisa relacionados à vida pública. Dessa vez, com a presença de dois convidados: Ramirez Lopes, Coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, que focou em territorialização dos dados para apoiar a articulação de políticas municipais de juventudes; além de Tatiana de Jesus Pereira Ferreira, Secretária de Estado da Juventude do Governo do Estado do Maranhão, que falou sobre políticas estaduais, juventudes e participação de jovens.

Você pode encontrar a apresentação dos resultados da pesquisa e a ´íntegra do webinar nos botões abaixo: