Setor privado longe das metas de desenvolvimento sustentável

O resultado de um estudo feito por uma empresa de assessoria ambiental à aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas indica que nenhum deles se cumprirá até 2023, caso não sejam...

O resultado de um estudo feito por uma empresa de assessoria ambiental à aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas indica que nenhum deles se cumprirá até 2023, caso não sejam tomadas «medidas urgentes» pelo setor privado.

Apresentado previamente, no âmbito do Fórum do Setor Privado da ONU que se realiza durante a Semana do Clima 2016, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, o relatório avisa que apesar de haver uma boa progressão ambiental em várias regiões do mundo, ela não será suficientemente rápida.

«O mundo poderia e deveria estar a fazer muito mais. Cremos que o passo seguinte para conseguir os objetivos [ODS] é desbloquear o poder de financiamento do clima e a responsabilidade do consumidor», explicou Aida Greenbury, diretora-geral de um grupo de empresas, apresentado como exemplo na adaptação do modelo de negócio às novas exigências ambientais.

A dirigente sublinhou ainda, que para se atingir a meta da sustentabilidade, é fundamental conseguir «uma maior cooperação» entre empresas, comunidades, organizações não governamentais e governos.

 

 

Fonte: «Outra visão do mundo»