SUS e a Saúde Pública

Essa semana o SUS voltou a ser o centro das polêmicas com a saída dos profissionais cubanos do programa Mais Médicos. Mais uma vez o debate foi polarizado, apaixonado, indignado, com lados que pareciam não ter nenhum ponto de...

Essa semana o SUS voltou a ser o centro das polêmicas com a saída dos profissionais cubanos do programa Mais Médicos. Mais uma vez o debate foi polarizado, apaixonado, indignado, com lados que pareciam não ter nenhum ponto de convergência.

No intuito de ampliar esta conversa, vamos dar alguns passos para trás e entender quais princípios orientaram a fundação do sistema único de saúde, quais são as suas aspirações, o que já conquistamos nesses 30 anos de estrada e quais são os gargalos, os desafios e as dores de crescimento que ainda temos que superar.

Para nos ajudar nessa tarefa convocamos a doutora Denize Ornelas, coordenadora do Programa de Residência Médica de Medicina da Família na secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, para debater com a gente sobre o assunto. Além disso, contamos também com as participações especiais de John Benevides, médico colombiano e pesquisador da saúde dos trabalhadores; Luiza Ivana Almeida da Silva, presidente do conselho municipal de Saúde de Osasco e ativista do SUS; Alexandre Padilha, médico infectologista, ex-ministro da Saúde e ex-secretário da Saúde da cidade de São Paulo; Thelma Flosi, infectologista que atua há 10 anos no SUS; e Marco Antonio Stephano, professor da faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

https://soundcloud.com/mamilospod/172-sus-e-a-saude-publica

Fonte: Mamilos Podcast