Metrô do Distrito Federal adere a agenda de desenvolvimento da ONU

A campanha “O Metrô-DF embarca nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, lançada no dia em que a ONU completa 71 anos – 24 de outubro –, divulgará nas estações atividades que diminuem as desigualdades e promovem a...

A campanha “O Metrô-DF embarca nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, lançada no dia em que a ONU completa 71 anos – 24 de outubro –, divulgará nas estações atividades que diminuem as desigualdades e promovem a inclusão. Diariamente, circulam 200 mil pessoas pelo metrô.

O governo de Brasília, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e o Sistema ONU no Brasil promoveram evento na Estação Central do metrô, na Rodoviária do Plano Piloto de Brasília, para divulgar a Agenda 2030, iniciativa global de promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O lançamento, ocorrido nessa segunda-feira (24), contou com a divulgação de peças publicitárias nas principais estações do DF e telas de mídia digital nos trens e estações do metrô. Autoridades do governo local, do metrô e da ONU participaram do evento, como o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, e o coordenador residente do Sistema ONU e representante do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic.

“É um compromisso com o desenvolvimento sustentável nas esferas ambiental, social e econômica, que busca construir uma cidade melhor, mais justa, solidária e generosa. Estamos comprometidos com esses objetivos”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O governador também destacou ações do governo que dialogam com os ODS, como a universalização da educação infantil para crianças de quatro e cinco anos, obras de captação e tratamento de água e intervenções na infraestrutura do DF, para promover a sustentabilidade.

O coordenador do Sistema ONU e representante residente do PNUD no país, Niky Fabiancic, afirmou que a parceria com o Governo do Distrito Federal fortalecerá a implementação da Agenda 2030 no Brasil.

“Além de mostrar o compromisso e alinhamento dessas entidades com uma agenda global de desenvolvimento, mostramos, também, que o Sistema ONU está no caminho certo, o caminho de fortalecer o protagonismo de governos locais e da própria população no processo de alcance das metas dos Objetivos Globais e, consequentemente, na melhoria da vida de todas e todos. Tenho certeza de que uma ação como esta servirá de inspiração para outras localidades”, disse.

A campanha “O Metrô-DF embarca nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, lançada no dia em que a ONU completa 71 anos – 24 de outubro –, divulgará, nas estações, atividades promovidas pela autarquia que colaboram para diminuir as desigualdades e promover a inclusão. Diariamente, circulam 200 mil pessoas pelo metrô.

“Queremos que as pessoas entendam que as questões de fraternidade, solidariedade e o combate à intolerância e ao preconceito são fundamentais para a construção de um mundo melhor”, disse o diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado.

Na ocasião, as autoridades também destacaram a campanha Metrô Sustentável, que conscientiza passageiros e colaboradores sobre a importância de economizar energia, água e separar os resíduos, e também iniciativas da empresa para combater o assédio sexual e promover a acessibilidade, com um vagão exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência.

Fonte ONU BR