ONU: Brasileiros de empresas do Pacto Global recebem prêmio por promover desenvolvimento sustentável

Líderes empresariais da Beraca e da BM&F Bovespa foram a Nova York receber o título de Pioneiros dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ao lado de outros oito executivos de diferentes partes do mundo. Brasil foi...

Líderes empresariais da Beraca e da BM&F Bovespa foram a Nova York receber o título de Pioneiros dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ao lado de outros oito executivos de diferentes partes do mundo. Brasil foi único país com dois finalistas em premiação que recebeu 600 candidaturas de 98 Estados-membros.

Pioneiros dos ODS na Assembleia Geral da ONU. Foto: Pacto Global

Pioneiros dos ODS na Assembleia Geral da ONU. Foto: Pacto Global

O Brasil é o único país com duas lideranças empresariais entre as dez premiadas nesta semana (22) pelas Nações Unidas por promoverem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em negócios e cadeias produtivas.

Homenageados como Pioneiros dos ODS, o presidente da Beraca, Ulisses Sabará, e a diretora de Imprensa e Sustentabilidade da BM&FBOVESPA, Sonia Favaretto, receberam a premiação durante a Cúpula de Líderes do Pacto Global da ONU, na quarta-feira, em Nova York.

Além de premiar signatários do Pacto Global, o encontro reúne até quinta-feira (23) 1,1 mil líderes do setor privado, da sociedade civil e de governos de 98 países para palestras, mesas-redondas e workshops sobre como tornar as atividades produtivas mais sustentáveis e inovadoras.

As candidaturas da Rede Brasil do Pacto Global ao prêmio dos Pioneiros dos ODS representaram 8% das 600 inscrições apresentadas por empresas de todo o mundo. Os vencedores brasileiros concorreram com outras 47 lideranças nacionais. O país participa da Cúpula com uma delegação de 30 integrantes de mais de 20 organizações signatárias.

Presente na abertura da Cúpula, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon chamou a atenção para a importância do Pacto Global — que representa o compromisso de indústrias com um mundo mais sustentável.

“Juntos, nós ajudamos a colocar a sustentabilidade corporativa no mapa. O Pacto Global das Nações Unidas tem agora mais de 13 mil signatários em 165 países”, ressaltou Ban. “Investidores institucionais que representam surpreendentes 60 trilhões em recursos se comprometeram com os Princípios para Investimento Responsável, apoiados pela ONU.”

Conheça os Pioneiros dos ODS brasileiros

A Beraca é uma empresa de ingredientes de cosméticos que lidera o fornecimento de componentes naturais com certificação orgânica vindos da Floresta Amazônica e de outros biomas brasileiros.

O pioneiro dos ODS, Ulisses Sabará, se destacou por combinar crescimento econômico com oportunidades de inclusão social para milhares de famílias, ao mesmo tempo em que buscou garantir a integridade ambiental das regiões em que a Beraca atua, após uma viagem inspiradora pela Amazônia.

“Tudo começou durante uma viagem para a Amazônia que meu pai tinha me dado como presente de formatura. A jornada não tem sido fácil, mas tem sido extremamente gratificante e motivador. Visitando regiões onde anteriormente veria pessoas cozinhando rochas para o jantar, agora elas têm a oportunidade de se sustentar por meio de técnicas como a Permacultura, tem feito todo esse esforço vale a pena.”

Os produtos da Beraca são vendidos para grande número de marcas cosméticas, farmacêuticas e de cuidados pessoais em todo o mundo.

Já Sonia Favaretto usa suas habilidades de comunicação para conectar projetos socioambientais a investidores em uma das maiores bolsas de valores do mundo. Ela passou mais de uma década de trabalho para criar mercados de capitais transparentes e sustentáveis no Brasil.

Os primeiros projetos de Sonia para a promoção do desenvolvimento sustentável levaram a BM&FBOVESPA a ser a primeira bolsa de valores do mundo a se tornar signatária do Pacto Global, em abril de 2004. Desde então, ela trabalhou incansavelmente para alinhar o trabalho da Bolsa de Valores aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e, agora, aos ODS.

É possível acompanhar ao vivo o último dia da Cúpula de Líderes do Pacto Global da ONU.Acesse aqui.

Fonte: ONU Brasil