Promoção de autonomia e geração de renda para mulheres em projeto apoiado pela Estratégia ODS

Conheça mais sobre um dos projetos vencedores em edital promovido pela coalizão

A Casa Pequeno Davi em parceria com a United Purpose e a Rede de Educação Cidadã – RECID, com o cofinanciamento da Rede Estratégia EODS e da União Europeia está desenvolvendo o Projeto: Promoção de autonomia e geração de renda por organizações solidárias de mulheres na Paraíba.

As atividades desse projeto contribuem com o fortalecimento de iniciativas de atividades produtivas por organizações solidárias de mulheres nas microrregiões da Zona da Mata e da Borborema na Paraíba, sendo 04 grupos na região da Borborema:Grupo de Mulheres Plantando Vida Colhendo Dignidade ( Distrito de São José da Mata- Campina Grande); Clube de Mães Sagrada Família(Campina Grande); Cooperativa Mulheres em Ação   (Campina Grande) e Grupo de Mulheres Laura Creatore (Pocinhos). Esses grupos produzem: artesanatos, composto alimentar, hortaliças e plantas medicinais para fins de segurança alimentar e geração solidária de renda.

E 04 grupos na Zona da Mata/PB: Boa Esperança (Jacaraú);Construindo Sonhos(Itabaiana); Associação de Marisqueiras de Acaú/PB (Pitimbú); e Associação Negras do Campo (Conde). Esses grupos produzem alimentos baseados na agricultura familiar, massas e salgados de raízes de produtos locais (batata doce, inhame, mandioca), as mulheres extrativistas do marisco beneficiam o marisco para a venda in natura e confeccionam trabalhos manuais e artesanatos com derivados do marisco.

Os 08 grupos foram beneficiados, através desse projeto, com computadores (01 para cada grupo). Será realizado um curso de informática básica para lideranças dos grupos e essas lideranças irão multiplicar o aprendizado com as demais integrantes dos seus grupos. O intuito é equipar os grupos para uma melhor gestão e potencializar a comunicação, sobretudo em tempo de pandemia que tem exigido outras formas de realização das atividades, que vem dando-se de forma híbrida, ou seja, remotas e presenciais, quando possível. É uma oportunidade também de viabilizar novos espaços de comercialização à distância para os empreendimentos econômicos e solidários através de ferramentas e recursos de vendas online. Nesse sentido está previsto formação para que as mulheres possam fazer uso dessas ferramentas.

Outro aspecto importante que está sendo abordado com as mulheres diz respeito aos agravos na saúde mental no contexto pandêmico, destacando que a saúde mental da população mais vulnerável economicamente, é pouco visibilizada, e não é garantida como direito básico à saúde, é a partir desse entendimento que está sendo promovido um momento de acolhimento e escuta sobre as angústias das mulheres, público desse projeto.

As mulheres vêm atravessando a pandemia que é alarmante, e revela-se um cenário de violências, seja contra elas, sejam contra suas crianças; o desespero do desemprego e as dificuldades de garantirem às crianças o aceso às aulas remotas, além dos acometimentos na saúde física e mental, revelam a urgência de garantir espaço de acolhimento e acesso aos direitos fundamentais nessas comunidades.

Conheça mais sobre a organização: https://www.pequenodavi.org.br/