Data contra Homofobia e Transfobia é celebrado nesta terça-feira; para representante do Unfpa no Brasil, Jaime Nadal, esta é ótima oportunidade para colocar o tema na pauta pública.
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.
O Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia é celebrado nesta terça-feira e para o representante do Fundo de População da ONU, Unfpa, no Brasil, a data é uma ótima oportunidade para colocar o tema na pauta pública.
Jaime Nadal declarou que a agência quer usar dias como estes para fazer um “chamado a toda a sociedade” para que se mobilize para acabar com a discriminação e o preconceito.
Bandeira
A data não faz parte do calendário oficial das Nações Unidas. Em entrevista à Rádio ONU, de Brasília, Nadal falou sobre algumas das atividades previstas para marcar a data no Brasil.
“Vamos fazer o hasteamento da bandeira do Arco Íris em quatro embaixadas, Bélgica, Finlândia, Suécia e Reino Unido, e a bandeira também da delegação da União Europeia, em apoio, obviamente, à luta pelos direitos dessas populações. Pensamos também fazer a projeção de um vídeo inédito intitulado “por que lutamos” com o propósito precisamente de capturar parte da força e do espírito do movimento Lgbti na luta contra o preconceito e pelos seus direitos.”
Nadal destacou também a campanha global Livres & Iguais, lançada no Brasil em 2014.
No país, a iniciativa é coordenada no contexto do grupo de trabalho sobre igualdade Lgbti que reúne 10 agências do sistema das Nações Unidas, inclusive o Unfpa.
Fonte: Radio ONU
Leia Também: A luta contra a homofobia e os crimes de ódio