Evento da FGVces para empresas conta com participação da Estratégia ODS

Iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas envolveu empresas na busca de soluções co-criativas para a sustentabilidade No dia 26 de junho, a Fundação Getulio Vargas, por meio de seu Centro de...

Iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas envolveu empresas na busca de soluções co-criativas para a sustentabilidade

No dia 26 de junho, a Fundação Getulio Vargas, por meio de seu Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces), realizou o evento de lançamento dos três desafios que são foco das iniciativas empresariais da instituição. O encontro contou com a presença de diversas organizações para encontrar soluções em prol da sustentabilidade.

O objetivo do evento foi reunir especialistas nos desafios apontados para o ano de 2019, que são: construir recomendações para o aprimoramento das contas empresariais, incorporando aspectos socioambientais; propor um plano para engajar e articular empresas e outros atores do território, a fim de contribuir para a governança do desenvolvimento local, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; e produzir um roteiro para gestão do portfólio de produtos, aplicando a abordagem de ciclo de vida e contemplando aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Maitê Gauto, Líder de Políticas Públicas da Fundação Abrinq, e Sara Belém, Coordenadora de Advocacy da Agenda Pública, foram convidadas, como representante da Estratégia ODS, para participar das discussões  do seminário. Os debates promovidos envolveram possíveis saídas para a implantação dos ODS no setor privado. Para isso, painéis multissetoriais abordaram problemas complexos, de forma inovadora, baseados em desafios reais.

Segundo Maitê, “iniciativas como essa, do GVces, são fundamentais para que possamos aproximar o diálogo entre empresas e o poder público, visando a implementação dos ODS no país. As parcerias multissetoriais são uma ferramenta fundamental para a mudança do paradigma de desenvolvimento no Brasil”.

Sobre a Rede Estratégia ODS:

A Estratégia ODS é uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, representando a sociedade civil, o setor privado e os governos locais, com o propósito de mobilizar, discutir e propor meios de implementação para os ODS, que contemplem medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem essa agenda. Em 2018, com financiamento da União Europeia, nasceu o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, que visa ampliar os esforços para a disseminação dos ODS. Atualmente, temos como objetivos:

  • Promover avaliações críticas sobre o processo de implementação dos ODS
  • Mobilizar formadores de opinião e atores-chave de organizações e movimentos sociais
  • Articular atores-chave do setor privado para qualificar sua atuação
  • Propor e fomentar políticas públicas indutoras voltadas para governos nacional e subnacionais
  • Incidir sobre a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais
  • Ampliar e qualificar o debate público sobre a implementação dos ODS no Brasil

Acompanhe a Estratégia ODS

Site: https://www.estrategiaods.org.br/estrategia-ods/

FB: https://www.facebook.com/estrategiaods/

Twitter: https://twitter.com/Estrategia_ODS