Fundação Abrinq capacita professores e estimula desenvolvimento de projetos de vida de adolescentes com apoio da Estratégia ODS

A Fundação Abrinq, através do Projeto Construindo Futuros, estimula o desenvolvimento de projetos de vida dos adolescentes, entre 14 e 15 anos, que frequentam o ensino fundamental II. E dessa forma, em parceria com a Rede Estratégia...

A Fundação Abrinq, através do Projeto Construindo Futuros, estimula o desenvolvimento de projetos de vida dos adolescentes, entre 14 e 15 anos, que frequentam o ensino fundamental II. E dessa forma, em parceria com a Rede Estratégia ODS, elaborou um guia técnico para capacitação de professores de rede pública municipal de ensino a respeito da Agenda 2030 e projetos de futuro para alunos do Ensino Fundamental II.

Esse guia contém exemplos e ferramentas para atividades práticas que professores e professoras podem utilizar em sala de aula com estudantes.

Projeto Construindo Futuros

Para ajudar os professores e, consequentemente, os alunos na compreensão e elaboração dos projetos de vida, a Fundação Abrinq desenvolve, desde o início deste ano, o Projeto Construindo Futuros. Atualmente o projeto está presente em 11 escolas estaduais dos municípios de Cotia e Carapicuíba, em São Paulo. 

Uma das atividades realizadas pela Fundação Abrinq, por meio do Projeto Construindo Futuros, é a formação dos profissionais de Educação para que estejam preparados para trabalharem o desenvolvimento de projetos de vida com os estudantes.  

“O projeto de vida é o carro-chefe. A partir do momento que você tem noção do que é o projeto de vida e a importância que ele tem para determinado aluno é o que vai refletir no seu planejamento, porque quando eu sento para planejar, eu tenho que pensar em ações e estratégias que vão refletir no projeto de vida desse estudante. Nós temos que pensar muito nessa questão”, explica Fábio Nascimento, professor da Escola Estadual Dr. Benedito de Lima Tucunduva.

Além disso, com o apoio da Estratégia ODS e da consultoria Mandaçaia Social, professores receberam uma formação especial sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, com metodologias participativas que fizeram o professor entender algumas das práticas que serão, posteriormente, sugeridas aos alunos. Dessa forma, a vivência gera empatia, além de auxiliar o docente a refletir sobre a atividade, com um levantamento de riscos e melhor preparação sobre eventuais dúvidas dos estudantes.

Roda viva de profissões

Os adolescentes que constroem projetos de vida alinhados aos seus interesses, conseguem reconhecer a importância de aprender e identificar com maior clareza seus próximos passos na vida escolar e pessoal. A escola tem papel fundamental nesse processo de crescimento, sendo essencial para promover os principais atributos da vida em sociedade, e formação para o mundo atual. Sendo assim, desenvolver a capacidade de usar os próprios conhecimentos para planejar, executar e tomar decisões sobre a vida é uma das competências fundamentais nos dias de hoje.

Pensando nisso, a Fundação Abrinq, com apoio da Estratégia ODS, realizou o evento “Roda Viva das profissões”, que proporcionou aos estudantes o conhecimento sobre diferentes trajetórias profissionais e a importância da escola para a construção dessas formações. Para isso, a equipe e voluntários visitaram 11 escolas de Cotia e Carapicuíba, cidades localizadas em São Paulo, para detalhar experiências e tirar dúvidas dos alunos em relação ao futuro, sonhos e mercado de trabalho.

Os eventos também contaram com a participação do MC Lucas Afonso, representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesias 2016, realizada na França, e musicoterapeuta que cresceu na zona leste de São Paulo – SP: “Foram a partir de atividades como essa, que estimulam na escola, que a minha caminhada começou a mudar. Eu acredito que esse é um momento de trocas e há uma importância tanto para os alunos quanto para nós. Pode ser que inspire alguém, gere identificação com o depoimento do outro e isso fortalece em vários sentidos, seja um direcionamento, uma realização profissional, ou no sentido da autoestima, de se identificar com a condição do outro, pensar que se aquelas pessoas, que têm algo em comum comigo, sonharam e conquistaram, eu também consigo”, esclarece. 

Conheça as escolas participantes do Projeto Construindo Futuros

Escolas do município de Carapicuíba – SP: 

•    E.E. Basílio Bosniac;
•    E.E. Desembargador Edgard de Moura Bittencourt; 
•    E.E. Dr. Benedito de Lima Tucunduva;
•    E.E. Hadlas Feres Professora; 
•    E.E. Prof. Manoel da Conceição Santos. 

Escolas do município de Cotia – SP: 

•    E.E. Ary Bouzan; 
•    E.E. Prof. Carlos Dias de Sant Anna;
•    E.E. República da Costa Rica;
•    E.E. Roque Celestino Pires; 
•    E.E. Sidrônia Nunes Pires; 
•    E.E. Zacarias Antônio da Silva.