Baixe a cartilha Planejamento Municipal e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Estratégia ODS agora possui mais uma metodologia voltada à adequação dos instrumentos de gestão municipais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desenvolvida pela Frente Nacional de Prefeitos, integrante do Projeto de...

A Estratégia ODS agora possui mais uma metodologia voltada à adequação dos instrumentos de gestão municipais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desenvolvida pela Frente Nacional de Prefeitos, integrante do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS, a cartilha Planejamento Municipal e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tem, por objetivo, servir como ferramenta de suporte no processo de localização dos ODS, sendo adaptável aos diferentes contextos e estágios de implementação da Agenda 2030, na articulação de políticas públicas e no engajamento da sociedade como um todo.

O roteiro foi elaborado com base no trabalho de associação dos ODS com o PPA e o Plano Diretor realizado pela Prefeitura da Estância de Atibaia (SP), com apoio da FNP. É organizado em etapas para que cada município reconheça em qual estágio de implementação dos ODS está e o que pode fazer para avançar, de acordo com o contexto local.

Conheça as outras publicações da Estratégia ODS:

ODSLab – Soluções para problemas complexos

O ODSLab é uma iniciativa inovadora da Agenda Pública para aproximar governos, sociedade civil e empresas para juntos proporem soluções para problemas complexos que afetam o cotidiano dos cidadãos. Seu foco está em buscar caminhos rumo à Agenda 2030 e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), usando-os como base de sua metodologia para a proposição de ações de impacto rápido e de modelos de governança. Estes tratam, entre outras temáticas, de educação de qualidade; saúde e bem-estar; trabalho decente e crescimento

Confira aqui a versão online do documento: Clique aqui

Relatório sobre indicadores da Desigualdade no Brasil

Para alcançar a premissa de “não deixar ninguém para trás”, da Agenda de Desenvolvimento 2030, na perspectiva do ODS 10 que estabelece, além das metas de redução das desigualdades, também uma agenda de implementação de políticas fiscais, econômicas, sociais e previdenciárias, é sumamente necessário dedicar uma visão multidimensional sobre a desigualdade para assegurar que essa mazela seja enfrentada de todas as formas e em todas as frentes necessárias. Por esse motivo, a Estratégia ODS, por meio deste documento, propõe um olhar a respeito da desigualdade em temas e áreas  fundamentais da vida social.

Confira aqui a versão online do documento: Clique aqui

Plano Municipal para Infância e Adolescência e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Dentre os principais objetivos do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS, há a previsão de suporte técnico para que 150 municípios incorporem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em seus instrumentos de gestão e políticas públicas. Pensando nisso, a Fundação Abrinq, organização coordenadora do Projeto, desenvolveu uma nova metodologia voltada para a construção de um planejamento municipal intersetorial, participativo e de longo prazo, fruto de uma agenda comum para a infância e adolescência a nível local.

Confira aqui a versão online do documento: Clique aqui