Governo do Paraná oficializa adesão à Estratégia ODS em evento

O governo do estado do Paraná formalizou, nesta quinta-feira, 8, a adesão à Estratégia ODS, durante evento paralelo no High Level Political Forum – ONU. O encontro virtual “Acelerando a implementação dos ODS para reconstruir...

O governo do estado do Paraná formalizou, nesta quinta-feira, 8, a adesão à Estratégia ODS, durante evento paralelo no High Level Political Forum – ONU. O encontro virtual “Acelerando a implementação dos ODS para reconstruir melhor” contou com a presença da prefeita de Francisco Morato/SP, Renata Sene, vice-presidente de Parcerias de ODS da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que representou a entidade e falou sobre desafios e oportunidades de se implementar localmente os Objetivos. Saiba mais

O evento foi promovido pelo Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR), Organização Mundial da Família (WFO), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo governo paranaense. A proposta do webinar foi destacar as parcerias locais, nacionais e internacionais estabelecidas para expandir o acesso a metodologias e ferramentas para acelerar o alcance dos objetivos e metas do desenvolvimento sustentável em nível local.

Durante sua fala, Renata Sene lembrou que a FNP tem como meta conectar as cidades nacional e internacionalmente e contribuir com o desenvolvimento local sustentável. A pasta de Parcerias de ODS, da qual a prefeita é vice-presidente, “demonstra o trabalho que vai legitimar o compromisso de políticas de sustentabilidade para o desenvolvimento dos municípios.” Ainda segundo Renata, a parceria entre a União Europeia, o Programa Cidades Sustentáveis e o governo do estado é fundamental para o fortalecimento da Estratégia ODS.

Ela aproveitou para lembrar que “o período de 2021-2030 foi definido pela ONU como a década da ação, em que as ações e políticas públicas devem estar alinhadas à Agenda 2030 para acelerar o alcance das metas e objetivos.” A prefeita também elogiou o Paraná, que deverá ser o primeiro estado a implementar os ODS em seus 399 municípios. “Esse protagonismo vai ajudar a levar a Agenda para todos os municípios e estados”, projetou Renata.

Para o chefe do setor de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, Stefan Agne, os governos municipais tem papel fundamental na transformação proposta pela Agenda 2030. Ele destacou o potencial inovador das cidades em propor soluções urbanas, tornando-as “locais mais inclusivos, seguros, resislientes e sustentáveis”. Em sua fala, o representante da União Europeia também relembrou o compromisso firmado com o Brasil “de não deixar ninguém para trás”. 

O diretor-executivo do UNITAR, Nikhil Seth, afirmou que esse é um “momento histórico em que as nações têm conseguido elaborar acordos para não deixar ninguém de lado, atacar a pobreza e garantir um futuro adequado.” Na opinião de Seth, porém, a pandemia tem atrapalhado a implementação dos ODS. “A doença colocou cerca de 200 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema. Não podemos permitir que a pandemia seja um motivo de parar os trabalhos, temos que estar mais fortes do que nunca”, clamou o diretor.

Jorge Abrahão, representante do Programa Cidades Sustentáveis, disse que o mundo passa por um momento raro de união diante da Agenda 2030. “É um desafio em comum. É nas cidades que vamos enfrentar a batalha do desenvolvimento sustentável. A pandemia tem reforçado essa ideia, porque é lá nos municípios que têm ficado as marcas mais profundas dessa crise sanitária. Por isso, o protagonismo das cidades é fundamental, para assumir as agendas e evitarem retrocessos.”

Deise Kusztra, presidente da WFO, reforçou o discurso afirmando que “temos nove anos para agir, temos que incluir os ODS em nível local. Precisamos implementar isso para as famílias, pois juntos somos mais fortes.”

ODS no Paraná
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, deixou uma mensagem aos participantes. Ele se solidarizou com as vítimas da COVID-19 e disse que a pandemia ressaltou a necessidade de mais resiliência. “Desafios globais só podem ser resolvidos com soluções locais, ainda há muito o que ser feito. Acredito que a Agenda 2030 pode impactar diretamente na vida das pessoas e estamos trabalhando para que o Paraná se torne exemplo de desenvolvimento sustentável.”

O estado do Paraná foi o primeiro estado brasileiro a aderir ao Projeto de Territorialização dos ODS com a OCDE e Stefano Marta, aproveitou para frisar os pontos positivos do estado nessa empreitada. Segundo dados mostrados por Stefano, o Paraná tem como uma das forças o uso de energia renovável – 94% da produção de energia vem de forças renováveis, mais que o dobro de outras regiões abrangidas pela OCDE. “A implementação de ODS é uma forma de entender os desafios que estamos enfrentando.”

Também participaram do evento Keli Guimarães, vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná; José Weiller Júnior, da Associação dos Municípios do Paraná (AMP); e Amanda Cavali, da Youth Action Hub – Brasil.