Rede Estratégia ODS e Fundação Abrinq promovem formação em ESG para grupo de Empresas Amigas da Criança

As questões sociais, de governança e de sustentabilidade ocupam hoje um espaço importante nas pautas corporativas e da sociedade, sendo fatores fundamentais para as empresas que pretendem ser competitivas no mercado. Seguindo nessa...

As questões sociais, de governança e de sustentabilidade ocupam hoje um espaço importante nas pautas corporativas e da sociedade, sendo fatores fundamentais para as empresas que pretendem ser competitivas no mercado.

Seguindo nessa perspectiva, nos últimos anos o ESG tem ganhado destaque. A sigla Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança, em português), refere-se a um indicador que avalia boas práticas empresariais nos âmbitos ambientais, sociais e de governança.

Sabendo disso, a Rede Estratégia ODS, através da Fundação Abrinq, promoveu a formação Stakeholders e ESG, ministrada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) para parte do grupo de Empresas Amigas da Criança, com cofinanciamento da União Europeia.

O objetivo foi capacitar representantes de 30 empresas com conceitos que possibilitem que suas lideranças possam adotar práticas alinhadas à Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o ESG.

Na formação realizada de março a maio, a FIA apresentou práticas de gestão eficazes no tema para que, assim, as empresas possam adaptar suas ações e atividades às tendências do ESG, promovendo ainda mais a cultura deste conceito no Brasil.

O curso teve a duração de nove semanas, tendo início em 28 de março e término em 23 de maio e 30 horas de conteúdo com aulas conduzidas por algumas das principais referências no mercado de sustentabilidade, governança, social e ambiental por meio de estudos de caso, dinâmicas em grupo e exposições interativas. A formação apresentou cinco módulos: Panorama e introdução conceitual sobre ESG; Componentes ambientais; Componentes de governança; Componentes Sociais; Relato integrado e indicadores de ESG.